Site icon Tribuna de Minas

Vinhos: uma paixão de longas datas

PUBLICIDADE
Humberto Campos Foto: Humberto Campos

FALA QUEM SABE

Vinhos: uma paixão de longas datas

PUBLICIDADE

Tudo começou em meados da década de 70, quando me mudei para São Paulo. Naquela época, iniciava minha residência médica em cirurgia cardíaca na Beneficência Portuguesa e no Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese, na equipe do doutor Adib Jatene No final dos anos 70, começaram a surgir matérias sobre vinhos chilenos e argentinos. Desde então, iniciei uma busca incessante por bons vinhos.

Concomitantemente, surgia a grande oportunidade da minha vida quando o doutor Jatene me convidou para participar, com o doutor Décio Korman, de uma nova especialidade médica: estimulação cardíaca e marca passos cardíacos, então inexistente no Brasil. Fui enviado à Nova Iorque para treinamento com o doutor Seymour Furmann, pioneiro mundial na área de marca passos cardíacos, em busca de novos conhecimentos nessa área, pois, no Brasil, tudo era feito baseado no autodidatismo. Nos Estados Unidos, tive a grande oportunidade de conhecer vinhos maravilhosos a preços incrivelmente mais baixos que no Brasil. Nascia ali o sonho de importar vinhos de alto nível a preços aceitáveis, principalmente vinhos do Velho Mundo, minha grande paixão.

PUBLICIDADE

Na Europa, existem centenas de produtores, mas a grande maioria ou fazem vinhos de baixa qualidade ou apenas razoáveis e não compensaria o esforço enorme para trazê-los ao Brasil. Depois de centenas de quilômetros percorridos e quase uma centena de vinícolas visitadas, consegui me encantar por 26 diferentes rótulos na França Itália, o que me deu força e entusiasmo para superar as imensas dificuldades burocráticas e trazê-los ao Brasil. Após um ano disponibilizando esses rótulos aos amantes do vinho e tendo recebido inúmeros destaques na imprensa especializada nacional, cheguei à conclusão de que valeu a pena todo trabalho, pois além do bem que o vinho faz à alma, ele traz consigo o fantástico antioxidante “resveratrol”. O vinho, especialmente o tinto, tem sido estudado intensivamente. Evidências mostram que o consumo diário moderado, isto é, duas taças para os homens e uma para as mulheres, ajudam as pessoas a viverem mais, protege contra certos tipos de câncer, aumenta a saúde mental e, sobretudo, previne doenças cardíacas.

A amizade nasce do nada, do amanhecer e da noite, da água e do vindo, do fundo do coração dos homens de bem.
(Humberto Campos é cardiologista e leitor convidado)

PUBLICIDADE

FLASH BACK

<
>
Ada e Aristeu Bittar, Laís e Marcos Peralva em 2001

Voo Livre

PUBLICIDADE

A Doces Brasil vai sair do antigo Cine Palace, mas continuará no Calçadão da Halfeld. Em dezembro, inaugura filial próximo a Rio Branco.

Marta e Jovino Campos passaram uma semana na África do Sul.

Emmerson Nogueira sobe ao palco do Cultural. Dia 6.

Nesta segunda, na Câmara, a Shape Body Concept será homenageada dentro da Semana Municipal do Empreendedorismo.

O encontro de ex-alunos da Facom será dia 7 no Hotel Green Hill.

Beatriz Cury e Rodrigo Fávero fazem um ‘tour’ pela Espanha e Portugal.

Myrliane Leão está a todo vapor para a 12° Outlet das Mineirocas, dias 5, 6 e 7, no Hotel Constantino.

A festa dos médicos da Unimed já tem data marcada. Será dia 20, na Estação São Pedro, com o tema “Ir mais longe. Esse é o plano”.

Hoje, na Catedral, o coro Madrigal Cruz Lopes, do Rio, encerra a programação do Festival Internacional de Coros – Festcoros.

Aniversariando, Magide Mockdeci, Jamil Arbex, Ilda Rizzo Rangel, José Fortuna Adad, Iomar Cangussu, Luciano Queiroz Marques e o fotógrafo Wólmer Monteiro.

Amanhã é a vez de José Roberto (Beco) Fraga, João Carlos Arantes , Victor Martins Tardio e Cyntia Brega de Assis.

Quinta-feira agora, no Teatro Solar, Agnaldo Timóteo interpreta sucessos de Cauby Peixoto. No repertório, “Conceição”, “A Pérola e o Rubi”, “Tarde fria” e “Bastidores”.

Especialista em geriatria, Eliane Baião Guilhermino Alves fala amanhã, na Câmara, durante o Seminário Diversidade Somos Todos Diferentes.

Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude a Sociedade Beneficente Sopa dos Pobres, pelo telefone 3211-8401.

 

Exit mobile version