Casa Arrumada – Quartos de casal: camas, design e poltronas confortáveis
Luiz Henrique Duarte
Designer de interiores
Os quartos de casal atualmente são projetados com camas extremamente confortáveis de acordo com as dimensões dos espaços e poltronas de aproximação despojadas, com o objetivo de criar recursos que tragam conforto e aconchego para todos os ambientes. As poltronas decorativas, além de funcionarem de apoio para o calçar e vestir, servem para momentos de boas leituras e assentos extras para assistir TV. Os ambientes de dormir funcionam como espaços multifuncionais intimistas, setorizados por elementos decorativos coadjuvantes e peças de um mobiliário planejado que se destacam em composições harmônicas e personalizadas de acordo com as preferências e necessidades de cada usuário. Os cenários luminotécnicos deverão ser idealizados com lâmpadas especiais para propagar ambientações inusitadas, induzindo as sensações psicossensoriais que proporcionam bem-estar e relaxamento.
Camas e poltronas
A cama de casal deve apresentar design arrojado, equilibrando-se com o estilo de decoração do quarto e posicionada corretamente, sempre à vista de quem entra no interior do ambiente. Podem ser utilizadas camas antigas, reaproveitadas ou até colchões sobre pallets que apresentem alturas e dimensões padrões. O que importa é saber estabelecer um layout elegante e simples ao mesmo tempo. As camas podem ser expostas com ou sem cabeceiras para valorizar o projeto de interiores, os revestimentos das paredes e painéis amadeirados. É importante atentar e observar as distâncias entre o piso e o colchão, respeitando a ergonomia humana e enfatizando o conforto. Camas sem medidas universais específicas podem causar incômodos e lesões por estarem muito baixas ou altas demais. As áreas de circulação entre as camas e os outros itens do mobiliário que compõem os ambientes deverão ser rigorosamente verificadas, evitando comprometer os espaços e dificultar o trânsito de pessoas.
As poltronas de apoio devem apresentar medidas proporcionais de acordo com o ambiente. As cadeiras de aproximação substituem as poltronas onde os espaços são estreitos ou pequenos. O tecido de revestimento deve seguir a paleta de cores utilizada no quarto, sempre observando as tendências em evidência, como o pied-poule e o eterno linho. As gravuras e quadros podem ser expostos e planejados de acordo com a altura dos móveis, considerando a lateralidade e centralizados de forma coerente com o espaço constituído, gerando uma sofisticação despretenciosa.
Design
– Utilize poucos adornos em quartos, valorizando o design dos móveis e marcenaria
– Os arranjos permanentes são ideais para os ambientes de dormir
– Peças que tragam memórias afetivas devem ser expostas com destaque sobre as mesas de cabeceiras
– Porta-retratos são ícones decorativos e sempre são bem-vindos
– Painéis amadeirados aquecem os quartos
– Caixas com alturas e tamanhos diferentes são úteis para decorar e armazenar objetos pessoais
– Luminárias de chão e abajures funcionam como adornos
– Pufes e recamiers são peças indispensáveis em quartos, quando existe espaço físico
Roupas de cama
– Camas de casal sem cabeceiras e com dimensões maiores podem receber composições de almofadas e travesseiros em sobreposições de cores
– Os lençóis claros em puro algodão harmonizam-se com todos os estilos de colchas e edredons lisos
– As mantas em tricô completam as composições
– Almofadas e porta-travesseiros com detalhes em couro estão entre as tendências
– A sequência para arrumar a cama com travesseiros e almofadas é sempre dos maiores para os menores, das cores quentes para as frias. Das cabeceiras para as bases inferiores
– Almofadas retangulares aumentam a sensação de espaço sobre as camas compostas
Ficha técnica:
Roupa de cama – RR Atelier
Quarto de casal – Dommanni Alta Decoração
Produção – Camila Castilho e Luiz Henrique Duarte
Fotos – Casa Arrumada