Site icon Tribuna de Minas

Tem asma? Conheça os alimentos que podem amenizar os sintomas

PUBLICIDADE

A asma é uma doença crônica das vias aéreas, que acomete milhões de pessoas em todo mundo. Pode causar diversos incômodos e implicar numa queda da qualidade de vida quando não tratada de modo eficiente.

 

PUBLICIDADE

O estreitamento dos bronquíolos causa uma dificuldade na passagem do ar, gerando contrações ou broncoespasmos, comprometendo assim a respiração. A inflamação dos bronquíolos ocasiona maior secreção de muco, agravando a condição respiratória.

 

PUBLICIDADE

Acredita-se que a conjunção de fatores genéticos e ambientais sejam os fatores mais determinantes no que diz respeito às causas da doença. O diagnóstico não é tão simples e os pacientes devem ter acompanhamento especializado. Exames e testes referentes à alergia, podem ajudar a identificar agentes desencadeantes de crises.

 

PUBLICIDADE

Muitos cuidados devem ser tomados no ambiente, como: manter os locais livres de poeira e ventilados; atenção ao usar produtos de limpeza, tintas e outros itens que exalam cheiro forte como perfumes e fragrâncias, pois potencialmente causam irritação.

 

PUBLICIDADE

Alguns hábitos precisam ser observados com muita atenção, tais como: banir totalmente o cigarro; evitar locais com fumaça e outros gases; praticar exercícios de fisioterapia respiratória para aumentar a expansibilidade pulmonar e atividades físicas com moderação; controlar o estresse; e procurar não entrar em pânico nas crises, pois complica ainda mais a situação. Beber água antes de sentir sede, evitar expor o organismo a mudanças bruscas de temperatura e evitar resfriados e gripe são outros cuidados rotineiros.

 

Estudos recentes realizados pelo Centro de Pesquisas da Universidade de Paris indica que a alimentação é um fator fundamental no controle e na prevenção das crises de asma. Ou seja, podemos melhorar a qualidade de vida se tivermos acompanhamento e orientação especializada no que tange à alimentação.

 

Frutas, verduras e legumes são os produtos aliados e que auxiliam no tratamento e manutenção das boas condições de saúde. Já o consumo regular acima da média de açúcares, sal e carne, segundo o estudo publicado, potencialmente atrapalham e fragilizam a condição da pessoa.

 

Devemos pensar que se melhorarmos de forma significativa nossa dieta, evitaremos muitas complicações e pouparemos nosso organismo de agressões e complicações advindas do uso de medicamentos, que apresentam efeitos colaterais indesejados e que o uso contínuo dos mesmos pode afetar sobremaneira nossa qualidade de vida.

 

Exit mobile version