Sabemos que a base da nossa alimentação deve ser formada por legumes, frutas e verduras a fim de obtermos os nutrientes necessários para nutrir o nosso corpo e ter saúde. Embora esses alimentos sejam muito benéficos, é importante nos atentarmos às formas que eles estão sendo produzidos. Normalmente, os alimentos encontrados nos mercados e hortifrútis contêm agrotóxicos e outros produtos químicos que são utilizados para gerar uma plantação farta.
Esses agentes químicos, além de não trazerem nenhum benefício para a nossa saúde, podem ocasionar prejuízos. Se a ideia é ter mais saúde, a melhor opção é escolher alimentos orgânicos. Eles são produzidos por pequenos e médios agricultores e não recebem ativos químicos na plantação.
São alimentos mais selecionados que possuem compostos bioativos, ou seja, compostos anti-inflamatórios e antioxidantes naturais do alimento que auxiliam a fortalecer o sistema imunológico. Esses alimentos, por serem plantados em terra fértil sem uso de agentes químicos, podem ser consumidos por completo (casca, polpa e sementes), proporcionando maior aproveitamento e evitando desperdícios.
Em Juiz de Fora, podemos encontrar alimentos orgânicos nas feiras livres de terça e quinta-feira nas ruas São João Nepomuceno e Mister Moore, e também nas redes sociais. Alguns produtores, inclusive, entregam as compras em casa.