Site icon Tribuna de Minas

Alimentação ameniza sintomas da sinusite

PUBLICIDADE

Cerca de 2 milhões de casos são descobertos por ano no Brasil. Dor de cabeça, tosse e fadiga são sintomas comuns para quem sofre de sinusite.

Há dois tipos de sinusite. A de curto prazo, ou aguda, em que a sinusite aparece e então se dissipa em questão de dias ou semanas. A de longo prazo, ou crônica, em que a sinusite continua por meses ou retorna com frequência.

PUBLICIDADE

Ela é uma inflamação da mucosa dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. A doença pode ser secundária a uma infecção, quadro alérgico ou qualquer fator que atrapalhe a correta drenagem de secreção dos seios da face.

Os motivos responsáveis pelo surgimento da sinusite são variados: ela pode se desenvolver devido a poluição, decorrentes de outras infecções virais, de alterações anatômicas ou razões genéticas. A sinusite é definida como crônica se estiver em curso por mais de 90 dias. Não existe uma causa exata para o surgimento da sinusite crônica, mas isso envolve fatores que causam inflamação.

PUBLICIDADE

Esses fatores incluem alergias crônicas, pólipos nasais e exposição a irritantes ambientais (tais como poluição carregada pelo ar e fumaça de tabaco).

Quem sofre de sinusite crônica deve eliminar de sua dieta todos os alimentos que produzem muco, tais como: laticínios, farinha de trigo, chocolate, ovo, alimentos fritos e processados.

PUBLICIDADE

Açúcares e sucos de frutas devem ser reduzidos ou eliminados, pois alimentam os fungos em pessoas com sinusite crônica.

Exit mobile version