O consumo de fibras é muito importante para o bom funcionamento do intestino, contribuindo principalmente na formação do bolo fecal. Além disso, elas beneficiam outras funções do organismo, sendo muito importante manter uma ingestão diária dessas substâncias.
As fibras são responsáveis por dar saciedade. Por isso, quem está em busca do emagrecimento pode acrescentar linhaça ou chia, por exemplo, nas refeições para ajudar a manter o estômago “satisfeito” por mais tempo. Evitando assim beliscos ou grandes quantidades de comida.
Elas também funcionam de forma eficiente no combate do câncer de intestino e de cólon, ajudam a eliminar metais tóxicos do organismo, retardam a velocidade da digestão de carboidratos, tornando a absorção da glicose mais lenta e reduzindo os picos de insulina, e auxiliam no sistema imunológico.
Podemos encontrar fibras no farelo de aveia ou aveia em flocos sem glúten, na linhaça, na chia, na quinoa ou na granola. Nos alimentos elas também estão muito presentes. Abacate, laranja, pêra, maçã, banana, ameixa, morango, kiwi, brócolis, abóbora, batata doce, cenoura, pimentão, agrião, alface, rúcula e couve. Encontramos as fibras também nas leguminosas como lentilhas, feijão e ervilhas. A recomendação de consumo varia de 25 a 30 gramas por dia. Porém, para que as fibras sejam absorvidas pelo organismo é importante ingerir bastante água, pelo menos 2 litros diariamente.