No dia a dia nos deparamos com uma série de ameaças no que refere à nossa alimentação. São como balas disparadas por todos os lados as quais não ouvimos os sons e não identificamos a trajetória. Mal conseguimos enxergá-las.
Alimentação agrotóxicos e saúde
Verduras, frutas e legumes podem conter uma carga de agrotóxicos além do recomendado pelas Autoridades competentes, embora muito vistosas e com apresentação geral excelente, infelizmente podem estar condenadas para fins de alimentação humana. Toda vez que vamos nos alimentar com produtos vegetais, precisamos tomar certas precauções no preparo: Lavar muito bem os produtos, higienizá-los e sempre adotar procedimentos que vão diminuir a carga de agrotóxicos presentes nesses alimentos.
Higiene e desinfecção de frutas verduras e legumes
Uma dica é misturar 5 ml de iodo a 2% para cada litro de água e mergulhar os produtos na solução, deixando por uma hora e depois lavar bem em água corrente. O ideal é utilizar recipientes que não permitam a passagem de luz.
Alimentos industrializados malefícios à saúde
Alimentos industrializados podem conter conservantes e outros produtos químicos com dosagem acima do permitido ou ainda aditivos que podem causar várias doenças, como diabetes, hipertensão, obesidade e inclusive cânceres.
Cuidados que devemos ter com a agua antes de beber
A água que consumimos precisa de especial atenção. Pode estar bem tratada e dentro dos padrões quando sai dos reservatórios, porém vai percorrer quilômetros de tubulações, ser armazenada em caixas d’água que muitas vezes estão sem manutenção e limpeza há muito tempo. Mesmo a água mineral merece cuidados. Embalagens plásticas expostas à luz solar por muito tempo e também armazenadas e expostas em locais inapropriados podem resultar em danos para quem consumir.
Latas amassadas devem ser evitadas, pois pode haver liberação de materiais impróprios ao consumo nos produtos.
Cuidados com a carne
Carnes, de todas as origens e tipos: aves, bovina e suína, peixes etc. demandam um cuidado constante. Degradam com muita rapidez e o consumo de produtos estragados pode causar muitas doenças. Aparência bonita e convidativa não representa sanidade do produto. É preciso observar, quando embaladas, a data de validade, procedência e o modo de armazenagem, transporte e preparo. Quando compradas in natura, verifique o aspecto geral, a cor, o cheiro e outras características de cada tipo de carne.
Consumidor: parte vulnerável na cadeia produtiva
Um dos problemas que enfrentamos é que nossos sentidos, por mais aguçados e treinados que sejam, podem ser enganados mediante a manipulação com uma série de produtos químicos adicionados nos produtos.
Não há como apenas consumir produtos de nossa localidade e que conhecemos toda a cadeia produtiva. Certos produtos são procedentes de outros países e continentes inclusive, portanto as autoridades sanitárias exercem um papel fundamental na garantia de nossa saúde, o que não quer dizer que vamos abdicar de nosso crivo. Afinal nossos antepassados passaram séculos aprendendo a selecionar os alimentos para consumir, e podemos resgatar um pouco das tradições para evitar problemas. E que tal pensar mais em produtos naturais? Descascar mais e desembalar menos.