A manutenção do pH do sangue em níveis adequados é importante para saúde. Em uma escala de zero a 14, sendo zero mais ácido, 14 mais básico ou alcalino, e 7 neutro, o sangue deve estar com o nível de pH levemente alcalino, em torno de 7,40.
Embora controversa, a dieta alcalina tem como objetivo equilibrar o organismo, através da ingestão de alimentos alcalinos. Segundo os defensores da dieta, “o excesso de acidez é a causa de todas as doenças degenerativas”.
Quando a acidez aumenta, por conta do estilo de vida atual: sedentarismo, estresse, fumo, má qualidade do sono, intoxicação por metais pesados e principalmente alimentação, o corpo entra em desequilíbrio e começa a apresentar vários sintomas como irritabilidade, cansaço, cefaleia, prisão de ventre, insônia, dores musculares, dores articulares, queda de cabelos, unhas fracas e envelhecimento precoce.
A adoção de atividade física regular, gerenciamento do estresse, melhora da qualidade do sono e utilização de uma alimentação mais natural, rica em frutas, legumes e verduras de preferência orgânicos, livres de agrotóxicos e preparados de forma higiênica, ajuda na prevenção de doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes, catarata, artrite, AVC, cálculo renal, enxaqueca e depressão.
Deve-se banir da dieta os produtos industrializados, defumados, embutidos, refrigerantes, sucos industrializados, salgadinhos, açúcar, sal refinado, farinha branca, leite, adoçantes artificiais, e alimentos com corantes e conservantes.
A boa alimentação sempre auxilia o corpo e evita que o organismo precise fazer grandes esforços para manter o equilíbrio necessário. Viver bem pelo decorrer de toda existência é uma satisfação imensa. Enquanto aguardamos mais estudos conclusivos, devemos dar prosseguimento com os bons hábitos.