Semanalmente, os integrantes do BBB 22 são divididos em dois grupos: o vip (com uma alimentação farta e variada) e o da xepa (com o cardápio mais restrito).
Xepa é o nome que se dá aos alimentos que ficam no final da feira, são os restos de comida.
Os itens do grupo da xepa são:
Macarrão instantâneo – alimento ultraprocessado que apresenta alto teor de sódio, gorduras saturadas e conservantes, ou seja, muitos aditivos e poucos nutrientes, podendo causar edemas de membros inferiores, aumento da pressão arterial, do colesterol, do peso corporal.
Arroz branco – embora seja a base da refeição do brasileiro, ele é um alimento processado e com alto índice glicêmico, o que pode levar ao desenvolvimento da diabetes, problemas cardíacos, aumento do peso corporal, entre outros.
Biscoito água e sal – rico em sódio e gordura hidrogenada. Pode causar retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.
Margarina – rica em gordura trans, o que aumenta a chance de desenvolver doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.
Goiabada – embora seja feita com uma fruta nutritiva, ela é feita com açúcar, tornando-se um alimento com alto índice glicêmico.
Fora esses, existem alguns alimentos saudáveis, como a lentilha, comum nas festas de fim de ano, por estar relacionada à riqueza e prosperidade. Ela é altamente nutritiva, fonte de fibras, proteínas, minerais e vitaminas.
Ovo – um dos alimentos mais ricos que existe. Possui vitaminas A, E, do complexo C, além de ter minerais como zinco, fósforo, cálcio, selênio; rico em oxidante, combate os radicais livres e ajuda na prevenção de várias doenças.
As carnes, embora consideradas de segunda qualidade, são ricas em nutrientes.
Fígado – ótima fonte de vitamina B12, B1, B6, A, Zinco, Cobre e é uma boa fonte de ferro.
Língua de boi – ajuda a aumentar a imunidade, possui vitaminas e minerais.
Moela – saudável e nutritiva. Uma boa fonte de proteína e contém vitamina C, magnésio, cobre, manganês, zinco e ferro,
Rabada – além de ser uma boa fonte de magnésio, cálcio e fósforo, é rica em colágeno e ajuda a fortalecer os ossos e os tendões.
O grande problema é que os integrantes da xepa acabam fazendo mais uso dos alimentos com índice glicêmico alto (açúcares e carboidratos refinados). Esses produtos aumentam os níveis de cortisol (hormônio do estresse) e, com isso, os participantes ficam mais propensos a doenças como diabetes e hipertensão arterial e diminuição do sistema imunológico. Além disso, favorecer o acúmulo de gordura abdominal, alteração do humor, podendo levar a quadros de depressão e irritabilidade, o que, com certeza, pode impactar de maneira negativa o comportamento dos participantes.