Site icon Tribuna de Minas

Como adiar a Menopausa e seus efeitos

PUBLICIDADE

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, somente reconhecida depois de passados 12 meses da sua ocorrência. Já o climatério, é o conjunto de sintomas que surgem antes e depois da menopausa, causados, principalmente, pelas variações hormonais típicas desse período, e que podem ocasionar uma série de flutuações no ciclo menstrual.

Caracterizada como o esgotamento dos óvulos e, por consequência, a mudança entre a sua capacidade fértil e o climatério. A menopausa ocorre apenas em um dia, já que significa a última menstruação da mulher, enquanto o climatério é o período que se caracteriza 5 anos antes e 5 anos depois da menopausa.

PUBLICIDADE

O fenômeno menopáusico, no Brasil, costuma ser considerado entre os 48 e os 53 da vida da mulher. Durante o climatério, é possível realizar a reposição hormonal, para melhorar a qualidade de vida da mulher durante essa fase. Os recursos mais comuns de reposição hormonal são por via oral e pela derme.

Para evitar a menopausa precoce, o mais aconselhável é adotar sempre uma alimentação saudável, rica em ômega 3, pois esse nutriente está relacionado a um atraso na menopausa, segundo pesquisa realizada no Reino Unido pela UK Women Cohort Study.

PUBLICIDADE

Os pesquisadores notaram a grande influência da alimentação, as mulheres que ingeriam mais peixes, como: sardinha, atum e salmão, junto com legumes frescos, entraram na menopausa três anos mais tarde do que a média. As consumiam massas e grãos refinados acima da média notou-se uma propensão maior para chegar nessa fase um ano e meio antes das outras participantes.

Uma dieta equilibra é essencial para ser seguida nessa fase da vida da mulher. A procura de um profissional é fundamental para as mulheres que estejam sentindo alguns dos sintomas da menopausa e tenham menos de 40 anos.

PUBLICIDADE
Exit mobile version