A artrose, também denominada osteoartrite ou osteoatrose, é um tipo de artrite, que genericamente significa inflamação das articulações. A degeneração da cartilagem faz com que aumente o atrito durante a movimentação das articulações, o que provoca inflamações. Algumas partes do organismo são mais afetadas como mãos, coluna, joelhos e quadris.
Existem várias causas para o aparecimento da doença, como o desgaste da cartilagem, traumas nas articulações, tarefa executada durante muitos anos que força a articulação, obesidade, Diabetes Mellitus, deformidades ósseas, entre outras. Acomete, principalmente, pessoas idosas, a partir dos 60 anos, do sexo feminino, que não praticam atividade física e também as pessoas com predisposição hereditária.
A dor é um dos principais sintomas da doença, mas existem vários outros sinais. As pessoas relatam problemas em viagens longas, não conseguem se acomodar, tem dificuldade de movimentação, e em alguns casos, pode evoluir para uma situação incapacitante.
Estudos recentes conduzidos em Universidade dos Estados Unidos relacionam o problema da artrose com a alimentação, obesidade e o microbioma intestinal. Deve-se lembrar ainda que o fato da pessoa não estar acima do peso, não lhe dá permissão para descuidar da alimentação. Problemas no intestino, como inflamação, podem ocorrer em todos os tipos de organismos.
O intestino abriga colônias com milhões de micro-organismos que cumprem uma importante missão de combater infecções. Se tivermos uma dieta pouco balanceada e pobre em nutrientes, pode resultar no aumento das bactérias prejudiciais, desencadeando a osteartrose.
Estudos estão sendo realizados e ainda precisamos de mais informações, porém os indícios científicos indicam um caminho promissor, e a alimentação certamente é um fator decisivo.