Desintoxicação Alimentar Pós Carnaval
O carnaval passou, aqueles longos dias de folia e curtição chegaram ao fim e na bagagem muitas lembranças, risadas, um belo bronzeado e outras coisinhas como alguns quilinhos a mais para alguns, e para grande maioria uma bela ressaca. Fechando essa conta o saldo não poderia ser outro, um belo saldo negativo para o nosso organismo afinal depois de tantos excessos, dias mal dormidos, bebedeiras, alimentação desregrada etc será preciso fazer uma verdadeira “limpeza” ou melhor desintoxicação. E para para nos ajudar nesse processo a médica nutróloga Dra. Alice Amaral listou algumas dicas que podem auxiliar na recuperação do nosso organismo.
Dicas de alimentação pós carnaval
- Beba bastante água. A água é um excelente aliado na desintoxicação do corpo, afinal 70% do nosso corpo é composto de água. Além de hidratar, a água literalmente “lava” o corpo de dentro para fora, auxiliando na eliminação de toxinas, dilui poluentes, melhora a função dos rins, e ajuda na digestão.
- Coma folhas verdes. Alimentos como alface, espinafre, rúcula, acelga, etc são excelentes fontes de fibras. As fibras ajudam na limpeza do organismo e melhoram a digestão. Além disso, elas diminuem a absorção de gorduras e toxinas.
- Consuma frutas. Após o Carnaval, dê atenção especial às frutas, sobretudo àquelas com alto teor de água e baixa quantidade de calorias, como melancia, abacaxi, melão, morango, etc. Elas são ricas em vitaminas e minerais e ajudam na reposição do que foi perdido durante a folia.
- Beba chá. Existem diversos tipos de chá, em especial o chá verde e o chá preto, são ricos em antioxidantes e ajudam a desintoxicar o corpo. Outros chás que também podem ajudar são o de boldo, picão, erva-cidreira, dentre outros.
- Tome café com moderação. O café é um velho conhecido e um aliado na desintoxicação do corpo, mas sem exageros. Ele ajuda a melhorar a dor de cabeça causada pela ressaca, além de ser diurético e melhorar a atenção e o alerta.
- Evite ingerir carnes vermelhas e gorduras. Nesse período após o Carnaval, é bom evitar esses tipos de alimentos, uma vez que são mais difíceis de serem digeridos. Dê preferência às carnes brancas como peru, peixe, frango e crustáceos. E se possível é bom prepará-los grelhados, assados ou cozidos, ao invés de fritos. Evite também alimentos embutidos (como salsichas, mortadela) e demais alimentos em conserva.
- Coma sementes. Elas são poderosas aliadas na limpeza do organismo, além de melhorar a digestão ajudam a eliminar toxinas. Prefira os grãos integrais. Bons exemplos são a semente de girassol, linhaça, gergelim etc.
- Pratique atividades físicas. Esportes ajudam a acelerar a limpeza do organismo, a eliminar toxinas e também aqueles quilinhos extras adquiridos durante as festas. Consulte um orientador físico para saber qual o tipo de esporte mais adequado a você.
- Evite consumir bebidas alcóolicas. O álcool causa desidratação do corpo, além de atrapalhar as funções renais e do fígado. Por alguns dias, evite o consumo do álcool para que seu corpo possa se recuperar.
- Um dos pontos mais importantes é dar um tempo suficiente ao seu corpo para que ele possa se recuperar, permita que seu organismo elimine todas as toxinas e volte a funcionar perfeitamente. E se possível evite festas por um bom tempo e alimentações desregradas durante esse período.
Lembre-se: de sempre consumir alimentos que melhorem o seu sistema imunológico e mantenham o bem estar e o equilíbrio do seu organismo, como por exemplo: cenoura, acerola, frutas cítricas, vegetais folhosos verdes escuros (couve, brócolis, espinafre), ovo, castanhas, alho, etc. Alimentos como abacaxi, maçã e a couve manteiga possuem enzimas que favorecem a drenagem de toxinas e auxiliam na desintoxicação feita pelo fígado. O potássio encontrado em algumas frutas (banana, melão, pêssego, frutas secas) é essencial para quem abusou de bebidas alcoólicas.