Durante muito tempo, o mercado de trabalho caracterizou-se por um modelo tradicionalista, em que as pessoas inseridas no padrão mercadológico eram movidas apenas de acordo com as oportunidades que surgiam.
Este contexto quase não favorecia o desenvolvimento de carreiras com foco em estratégias individuais. Pelo contrário: a tendência era gerar estabilidade, em vez de amadurecimento. Por consequência, crescimento profissional, mas não direcionado pelo próprio trabalhador.
No entanto, este cenário mudou. Atualmente, o mercado se mostra mais competitivo e, portanto, dinâmico e diversificado, com a possibilidade de construção da carreira com o profissional sendo protagonista da sua própria história.
Nesta circunstância, torna-se importante o indivíduo planejar as metas, os objetivos e toda sua trajetória dentro do mercado de trabalho. Pensar em planejamento de carreira, portanto, transformou-se em uma necessidade para obter o tão esperado sucesso profissional.
Como planejar
A construção de um planejamento de carreira requer organizações de diversas atividades que serão
desenvolvidas de acordo com prazos estipulados pela própria pessoa.
No plano, é importante destacar o estado profissional em que o cidadão se encontra e onde ele almeja chegar.Traçar metas com ênfase no que é preciso aprender, adquirir e mudar é também um estratagema para se alcançar resultados satisfatórios.
O planejamento de carreira exige, portanto:
– que o profissional saiba onde está e onde quer deseja chegar;
– autoconhecimento;
– conhecimento do mercado;
– estabelecimento de estratégias
– gerenciamento (monitoramento do plano)
A gerente nacional de carreiras do Ibemec, Fernanda Schröder Gonçalves, explica a importância do planejamento de carreira e o que um indivíduo precisa levar em consideração para tornar-se o gestor da própria profissão.
Todas essas informações reunidas levam ao plano de carreira, que deve nortear o desenvolvimento profissional.
A pessoa que aprende a gerir a própria trajetória de trabalho em um mercado tão competitivo e em constante transformação tem mais chances de se recriar, atribuir novas responsabilidades e planejar seu futuro com resultados positivos.