Desde a infância, os alunos formam uma opinião, muitas vezes unânime durante o período escolar, de que a Matemática é o verdadeiro bicho de sete cabeças. O “terror” das provas,dos simulados, do vestibular e do Enem. Mas não podemos negar que não tem como imaginarmos a nossa vida sem ela.
Veja também:
10 macetes de matemática para vestibulares e Enem
Canais do YouTube para estudar
Para aqueles que gostam e tem facilidade com os números, é bem mais agradável de estudar. Mas se você vive numa luta constante em meio a tantas equações, separamos cinco dicas para aprender Matemática. Pegue papel e caneca, e vamos lá!
1) Saiba bem o conteúdo básico
Durante anos de ensino, é comum o aluno ir empurrando a matemática com a barriga, mas quando chega no vestibular, ou mesmo na faculdade, não tem como escapar. É fundamental que o estudante tenha uma boa base de ensino. Se hoje tem muita dificuldade, o problema pode estar em algo que você deixou de compreender lá trás.
Faça uma reflexão, e refresque sua memória com alguns conceitos básicos. Isso poderá te ajudar a entender raciocínios mais complexos.
2) Pratique sempre!
Matemática não se aprende só lendo ou ouvindo. Você nunca vai entender mesmo se não fizer exercícios. Quanto mais praticar, mais rápido e eficiente você tende a se tornar. Na matemática há diversas formas de se resolver vários exercícios. Pratique e saberá sempre mais.
3) Mas também conheça a teoria
Para responder questões do Enem e de concursos públicos, é preciso desenvolver um raciocínio lógico, e não apenas decorar as fórmulas. Compreender as suas origens poderá te ajudar a saber melhor quando e como aplicá-las nos exercícios.
4) Faça seus próprios resumos
É normal que explicações em aulas, livros e resumos prontos – elaboradas por outras pessoas – talvez não estejam na melhor linguagem para você entender. Então, nada melhor do que você explique para si próprio ( ou imagine que está explicando o problema para um colega) determinado conteúdo, o que significa e para o que servem.
Utilize canetas coloridas, experimente também cadernos sem linhas ou quadriculado que podem ajudar a organizar melhor as suas ideias.
5) Interprete os enunciados das questões
Para resolver os exercícios, leia todos os enunciados com atenção. Muitos estudantes entendem a teoria e as fórmulas de matemática, mas não conseguem colocá-las em prática. O problema pode ser com a interpretação de texto, e não com a matéria. Compreenda o objetivo das questões. Circule as palavras mais importantes e que indicam o que o exercício pede e liste os passos necessários para resolver o problema. A organização ajuda a entender os enunciados.
Viu que não tem mistério? Além dessas orientações, um bom material didático também é importante para os seus estudos. Então, acesse também os nossos Ebooks com dicas para ajudar no seu estudo.