Equilibre
O lanche deve ter uma fonte de carboidratos (pães, biscoitos, bolo simples ou cereal), uma fonte de fibras e minerais (frutas ou sucos) e uma fonte de cálcio (leite, queijo ou iogurte)
Evite
Cuidado com doces e refrigerantes. Não podem ser usados como substitutos das opções nutritivas e saudáveis. São muito calóricos e podem contribuir para um ganho de peso exagerado.
Organize
Lancheiras com bolsos, potinhos e divisórias permitem o melhor armazenamento da merenda. Uma lancheira organizada melhora a conservação e mantém mais gostoso o lanche para a hora do recreio. Cada alimento deve ser armazenado em embalagens individuais, podem ser usados sacos plásticos com zíper (descartáveis) ou potes plásticos. Uma boa opção são lancheiras térmicas, que mantêm a temperatura do alimento adequada até a hora do consumo.
Controle
A quantidade do lanche deve ser moderada, um lanche infantil não deve ultrapassar 300 Kcal.
Invente
Crianças são atraídas por cores e formatos diferentes, investir em lanches divertidos é uma boa opção, caracterizando o pão, por exemplo, com personagens animados ou bichos, estrelas, corações, carrinhos.
Eduque
De forma alguma vale chantagear ou usar uma comida favorita como recompensa. O certo é negociar, explicar o porquê do alimento saudável e oferecer um dia de compra na cantina.