Site icon Tribuna de Minas

7 cidades para conhecer em um bate e volta partindo de Juiz de Fora

7 bate e voltas partindo de Juiz de Fora, Minas Gerais
PUBLICIDADE

A vontade de viajar é grande, mas o tempo é curto e o orçamento restrito. Sorte a nossa é que moramos em uma região repleta de destinos encantadores, abençoados pela natureza e ricos em patrimônios históricos e culturais.

Um dia é suficiente para conhecer – ainda que superficialmente – todos esses lugares. Convide os amigos, abasteça o carro e coloque o pé na estrada. Apresentamos a vocês 7 cidades para conhecer em um bate e volta partindo de Juiz de Fora.

PUBLICIDADE

1. São José das Três Ilhas

Igreja de Pedra em São José das Três Ilhas, Minas Gerais. Créditos: Viajei Bonito

Pequeno distrito de Belmiro Braga, São José das Três Ilhas representa Minas Gerais em sua essência, sendo um lugar tranquilo e simples, habitado por pessoas agradáveis, de conversa fácil. Ali o acesso à internet é restrito, o que favorece o antigo (e saudável) hábito que os moradores mantém de ficar na porta de suas casas papeando sobre a vida. No vilarejo todo mundo se conhece, afinal, a população atual é de menos que 250 habitantes.

São José das Três Ilhas serviu de cenário para o filme Menino Maluquinho 2 e quem assistiu ao longa vai reconhecer a bela Matriz de pedra, construída no século 19. Os casarões da cidade datam da mesma época e estão em perfeito estado de conservação.

PUBLICIDADE

Dedique um tempo para visitar também algumas fazendas da região. Uma ótima pedida para quem quer se desligar do mundo e viver um dia como se tivesse voltado no tempo.

Distância de Juiz de Fora: 52 km
Tempo de deslocamento: 1h30

PUBLICIDADE

2. Lima Duarte

Lima Duarte oferece banhos em cachoeiras refrescantes. Créditos: bolapiercing / Fonte: Flickr

Lima Duarte é um destino turístico indicado para aqueles que querem estar em contato com a natureza. O Parque Estadual do Ibitipoca possui incontáveis cachoeiras exuberantes, grutas e trilhas. É a menina dos olhos de todos os aventureiros da região.

Há também outras cachoeiras fora do parque, como a Cachoeira do Sossego, Cachoeira do Arco-Íris e Cachoeira da Garganta.

PUBLICIDADE

Assim como as demais cidades, Lima Duarte também respira história. Faça um passeio até a Estação Ferroviária, construção dos tempos em que o Brasil ainda era uma colônia de Portugal, no ápice da extração de ouro em Minas Gerais.

Distância de Juiz de Fora: 65 km
Tempo de deslocamento: 1h10

3. Rio Preto

Gruta do Funil em Rio Preto, Minas Gerais. Créditos: Viajei Bonito

A charmosa cidade de Rio Preto fica na fronteira entre Minas e Rio de Janeiro, surpreendendo turistas do país inteiro por suas belezas naturais e arquitetônicas. A imponente Igreja Nosso Senhor dos Passos pode ser vista de longe, graças às cúpulas metálicas que refletem os raios de sol.

A cidade abrange a Serra do Funil, um prato cheio para quem busca trilhas e cachoeiras em meio à mata. Entre as principais estão a Cachoeira da Água Vermelha, Cachoeira da Água Amarela, Cachoeira da Amorosa e Cachoeira do Coelho. Não saia de lá sem antes visitar a Gruta do Funil, onde foi construída uma igreja diferente de todas as outras que se encontram na região.

Distância de Juiz de Fora: 83 km
Tempo de deslocamento: 1h30

4. Santa Rita de Jacutinga

Fazenda Santa Clara, em Santa Rita de Jacutinga, Minas Gerais. Créditos: Viajei Bonito

Dona de um extenso patrimônio histórico remanescente do Ciclo do Café, Santa Rita de Jacutinga zela pelos seus tesouros, sejam eles arquitetônicos ou naturais. A começar pela Fazenda Santa Clara, um exemplar de 6 mil m², com 365 janelas, 52 quartos, 12 salões, capela e masmorra. Para conhecer a fundo sua história, é válido fazer o passeio guiado, que custa atualmente R$15.

Santa Rita de Jacutinga também é conhecida como “a Cidade das Cachoeiras”, são 72 ao todo, algumas de fácil acesso, outras nem tanto. Destacamos o Cânion do Boqueirão, a Cachoeira do Pacau, Cachoeira do João Bento e Cachoeira do Escorrega, a mais divertida.

Aos que desejam uma dose extra de adrenalina, saiba que algumas agências promovem atividades aquáticas, como canoagem, boia cross, rafting e até rapel nas cachoeiras. É o destino perfeito para os que buscam conhecimento, tranquilidade, natureza e aventura em um só lugar.

No caminho entre Rio Preto e Santa Rita de Jacutinga existe uma cidade fantasma cheia de mistérios. Vale a pena parar e conhecer. Clicando no link você pode ver algumas fotos e baixar o mapa para se localizar.

Distância de Juiz de Fora: 122 km
Tempo de deslocamento: 2h10

5. Santos Dumont

Museu de Cabangu, em Santos Dumont, Minas Gerais. Créditos: Antônio Magno Lima Espeschit / Fonte: Wikimedia Commons

A terra natal do pai da aviação dispensa apresentações. A Fazenda Cabangu, onde nasceu Alberto Santos Dumont, hoje abriga um museu com acervo preciosíssimo, recheado de fotografias, ilustrações, cartas e outros objetos pessoais dessa ilustre figura mineira.

Além de Cabangu, Santos Dumont reserva outros dois museus: o Museu Ferroviário, no qual vagões foram transformados em restaurantes, e o Museu Marechal Manuel Luiz Osório, que expõe objetos e documentos raros sobre as Forças Armadas do Brasil.

A cidade também é marcada por construções centenárias que sobrevivem ao tempo e são mantidas em excelente estado de conservação. A mais antiga delas é a Caixa d’água de Recenvindo, utilizada no século 19 para abastecer os reservatórios dos trens a vapor.

O Pontilhão dos 3 Arcos, conhecido também como “Três Bocas”, é obra de Henrique Dumont, pai de Santos Dumont e pode ser visto a caminho do distrito de Mantiqueira. Veja também os prédios da Prefeitura e da Câmara Municipal, que são magníficos.

Distância de Juiz de Fora: 50 km
Tempo de deslocamento: 1 hora

6. Santana do Deserto

Igreja Matriz de Santana do Deserto, Minas Gerais. Créditos: Iracema Martins

Na Zona da Mata, bem na fronteira entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, esconde-se a pequena cidade de Santana do Deserto, que preserva fazendas centenárias, herança dos barões do café.

Não deixe de visitar a Igreja Matriz, que junto ao Paço Municipal forma um belíssimo conjunto arquitetônico em estilo neoclássico. Todo mês de julho, a paróquia comemora o dia de Sant’Ana com uma grande festa. Marque na sua agenda para o próximo ano.

Nos dias quentes, nada melhor que se refrescar em uma das cachoeiras margeiam a cidade. Para os adeptos dos esportes radicais, a Pedra do Macuco oferece opções de trilhas, escaladas e moutain bike. (Leia mais sobre Santana do Deserto).

Distância de Juiz de Fora: 46 km
Tempo de deslocamento: 1 hora

7. Paraíba do Sul

Parque das Águas Minerais Salutaris, em Paraíba do Sul, Rio de Janeiro

Paraíba do Sul está localizada no estado do Rio de Janeiro e ainda é desconhecida pelo grande público, o que é uma pena, já que a cidade é muito charmosa, ideal para quem quer fugir da correria dos grandes centros e respirar um pouco de ar puro.

O principal ponto turístico da cidade é o Parque das Águas Minerais Salutaris, que deu a Paraíba do Sul o título de “Rainha das Águas Minerais”. Nele encontramos três fontes com tipos diferentes de águas. A primeira é composta por água alcalina, a segunda por água ferruginosa e a terceira por água magnesiana. Dentro desse imenso complexo, temos ainda quadras poliesportivas, campinhos, horto, lago, parquinhos, quiosques e pistas de skate. Um passeio com atrativos para todas as idades!

Distância de Juiz de Fora: 77 km
Tempo de deslocamento: 1h15

A lista de cidades para conhecer em um bate e volta partindo de Juiz de Fora poderia ser muito mais extensa, visto que a nossa região abrange municípios de grande importância histórica, com rico patrimônio cultural e paisagens incomparáveis. Quer conhecer mais alguns destinos? Então leia o nosso artigo sobre lugares para curtir o frio perto de Juiz de Fora e inspire-se.

Boa viagem!

Exit mobile version