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Como montar o calendário de conteúdo para campanha eleitoral

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Quem acompanha nosso blog, já viu que falamos sobre formatos e planejamento de conteúdo para campanhas eleitorais online. Nesses dois posts nós reforçamos a necessidade de se fazer um calendário de conteúdo para organizar a produção de material na campanha.

Por isso, produzimos alguns posts e materiais educativos sobre o tema. Alguns exemplos são:

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Eleições 2018: como criar e gerenciar fanpages de candidatos

Como produzir conteúdo eleitoral relevante na campanha 2018

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4 fatores de sucesso de uma campanha eleitoral na web

Como fazer um site de candidato para a campanha eleitoral

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No post de hoje nós vamos abrir pra você o nosso método de trabalho, explicando como funciona o calendário de conteúdo que usamos aqui no Grupo Emedia e que garante a gestão e o sucesso dos nossos clientes. No fim do post, vamos disponibilizar um link pra você baixar o nosso modelo de calendário.

Nós utilizamos as planilhas do Google Drive pela organização dos tópicos em tabelas, pela facilidade de edição e pela possibilidade de compartilhamento do mesmo arquivo por vários usuários na nuvem. Assim que um membro da equipe edita o arquivo online, os demais membros com acesso ao documento já recebem a atualização em tempo real.

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Personas

A primeira aba da nossa planilha é relativa às personas para as quais direcionamos nosso conteúdo. O passo a passo de como montar uma persona pode ser visto nesse post aqui. Seguindo as orientações de análise de público, essa aba contém:

Como você verá no nosso modelo, exemplificamos com quatro personas diferentes. Isso porque, muitas vezes, é necessário levantar mais de uma persona e segmentar a produção de conteúdo para que ele seja mais eficiente. Nas eleições, o levantamento de algumas personas será extremamente necessário, pois como o eleitorado é muito amplo, pensar em materiais para atingir todo o universo de pessoas poderá gerar conteúdos superficiais e pouco engajadores.

 

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Conteúdo do Blog/Site

Na segunda aba, contemplamos o calendário de postagens do blog com todas as informações pertinentes à produção de conteúdo. Como você poderá ver na planilha, nessa área determinamos as datas de produção e de postagem do conteúdo, o tema, a persona para quem ele se direciona, o formato em que será produzido (texto, vídeo, posdcast, infográfico, galeria de imagens, etc.), o título, as palavras-chave, o briefing, observações, links de referência para o redator e o status de produção, para o acompanhamento das fases pela equipe.

 

Mídias Sociais

Na terceira e quarta abas, nos dedicamos ao conteúdo das mídias sociais. A aba de Editorias determina quais os temas principais a serem abordados. No caso da campanha eleitoral, exemplos de editorias poderiam ser “Saúde”, “Educação”, “Transporte”, “Motivacional”, “Juventude”, “Universitários”, “Mercado e Empregos” e assim por diante. Na hora de definir as editorias, pense nas personas e quais os temas, formatos e canais mais importantes pra elas. Você pode completar o quadro indicando em quais mídias cada editoria será utilizada e as hashtags relacionadas ao tema.

Na aba do calendário de mídias sociais nós tomamos como exemplo a utilização do Facebook e Instagram. Essa será a aba com a maior parte de informação, pois tem orientações determinadas pelo planejamento para redator e designer. Separada por dias da semana, ela aborda o briefing dos posts, o texto usado na peça e o texto usado na legenda do post para o Facebook e Instagram.

 

Resultados

Por fim, reunimos na mesma planilha os resultados a serem acompanhados pela equipe de marketing nos canais trabalhados, no caso, Facebook, Instagram e Site/Blog. Nessa aba, você poderá registrar semanalmente o aumento de seguidores nas mídias sociais, o alcance dos posts, o engajamento, as interações recebidas e o número de posts que foram publicados. Na área do site, em verde, é possível registrar semanalmente os conteúdos mais acessados.

 

Essa foi a apresentação do nosso calendário de conteúdo. Você pode acessar aqui nosso modelo disponibilizado no Google Drive. Para editá-lo, você deverá possuir um login no Google e clicar em “Fazer uma Cópia” dentro de “Arquivo” .

Se ficou alguma dúvida ou se você tem algo a acrescentar ou sugerir, fique à vontade para entrar em contato com a gente. Será um prazer ouvir a sua opinião.

Até a próxima!

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