Postar conteúdos que estejam de acordo com os objetivos da empresa, controlar o número de postagens e distribuí-las ao longo da semana sem exageros e mensurar os resultados. Essas podem parecer estratégias básicas de gerenciamento de mídias sociais que todas as empresas deveriam realizar.
Porém, o que se observa na prática é justamente o contrário disso: posts que não seguem uma sequência, que não trazem conteúdos relevantes para seus fãs e muitas vezes a falta de tempo e dedicação para responder. Afinal, gerir redes sociais demanda esse dinamismo, respostas rápidas e informações sempre atualizadas. Funciona como um canal direto de comunicação, exige tempo e cuidados específicos.
Mas qual seria esse limiar? Quando seria o momento ideal para profissionalizar a gestão de mídias sociais da sua empresa? Essa pergunta possui inúmeras variáveis que este post do nosso blog tentará desvendar de acordo com a sua situação:
Meu segmento de mercado ou meu produto gera muito assunto
Caso o seu produto gere um grande volume de conteúdo de discussão, terceirizar o trabalho de mídias sociais pode ser muito efetivo. Por exemplo, se você tem uma loja que vende comidas saudáveis, toda a área que envolve seu produto corrobora para o debate sobre diversos temas como: alimentação saudável, dietas, glúten, lactose, vida ativa, estilo de vida saudável, força de vontade e por aí vai.
Se este for o caso do seu negócio, contar com uma agência que ficará responsável por desmiuçar todo o universo que existe em volta do seu produto pode ser uma excelente estratégia para fazer Inbound Marketing. Ao invés de oferecer o produto diretamente ao seu consumidor, o Inbound Marketing focará na criação de conteúdos relevantes que irão gerar a demanda no seu consumidor. Como o consumidor hoje pode escolher ao conteúdo que acessa, nada mais correto do que fazê-lo procurar por sua marca.
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Necessidade de um trabalho profissional / minha experiência nas redes não foi positiva
Se a sua empresa está presente nas redes sociais e tem potencial para produzir conteúdo relevante, esta é uma grande oportunidade para se destacar no mercado. Por criar uma identificação entre público e marca, as redes sociais são cada vez mais utilizadas pelas organizações. Surge principalmente como uma boa opção para pequenas e médias empresas que não possuem verbas para grandes campanhas, bem como profissionais liberais como por exemplo arquitetos.
Esta também pode ser uma alternativa para aquelas empresas que já possuem alguma experiência no ambiente online, mas que não teve uma experiência de sucesso por inúmeros fatores ( falta de tempo para fazer boa gestão, dificuldade de adequar à linguagem e a etiqueta que cada rede social exige, falta de planejamento e etc).
A equipe de mídias definirá uma linha editorial, um planejamento de conteúdo, criação de layouts variados e a utilização de recursos multimídia que irão deixar a sua empresa com uma cara mais profissional.
Necessito de mais resultados, mais números positivos e retorno do meu investimento (ROI)
Este é um tópico de interesse geral. Todo mundo quer buscar números cada vez mais positivos para seu negócio. As mídias sociais são uma boa opção para quem pensa em ROI (Return on Investiment ou Retorno Sobre Investimento em Português). O problema é a dificuldade de mensurar tais resultados. Quanto custa cada like? E cada compartilhamento? As métricas para saber a eficiência das redes sociais são mais complexas do que o normal. A maioria dos resultados são considerados valores intangíveis, como o fechamento de mais negócios, novas parcerias e a diminuição dos custos com marketing no longo prazo.
Segundo uma pesquisa da marketingdeconteudo.com, ocorre melhorias no ranqueamento de buscas orgânicas em 65% para empresas que investiram em pelo menos 6 horas por semana de esforços em redes sociais. O mais importante, antes de sair adicionando várias redes sociais em seu planejamento, é estar de olho nos objetivos a alcançar com cada rede.
Veja o infográfico completo aqui.
Necessito dar conta de uma demanda muito grande
Gerir uma empresa não é tarefa fácil. São reuniões, prospecção de clientes, a organização do próprio negócio e ainda dar conta de toda a parte de marketing e divulgação. Em muitas situações, as demandas da empresa crescem e então é necessário envolver mais gente nesse projeto. Um dos erros mais comuns é atribuir essa função a um colaborador não capacitado, que muitas vezes acumula a gestão de mídias com suas funções habituais.
Terceirizar esta atividade pode ser uma boa alternativa, na medida em que dá segurança de que o trabalho será cumprido sem interrupções e que existirá uma equipe de atendimento responsável por atender suas demandas, pendências ou tirar dúvidas. É um trabalho de otimização de gasto e tempo.
Necessito de uma estratégia de comunicação integrada entre meu site e redes sociais
Se este é o seu caso, a melhor opção a se fazer é contratar uma agência especializada em marketing digital, que irá disponibilizar toda uma equipe de profissionais de comunicação, criação e de planejamento. Isso envolve o trabalho de redatores, analistas, designers e coordenadores. Estes profissionais entregarão além de um bom conteúdo, toda a análise e integração de sua empresa na internet, alinhando os objetivos, tanto com o site, quanto redes sociais.
Redes Sociais atuando como SAC
O que temos visto em geral são as redes sociais funcionando como uma grande ouvidoria. Se você reclamar ali, força a empresa a resolver sua situação de forma rápida. Para não gerar problemas para sua imagem, as empresas não devem aguardar a repercussão negativa de algum tópico para começar a tomar uma atitude a respeito. Porém, o volume de interações com o objetivo de gerar atendimento ao consumidor em uma página pode assumir um grande volume dependendo do tamanho da marca e visibilidade do tópico levantado.
Por isso, a agência pode desempenhar também o papel do que chamamos de SAC 2.0, que é exatamente prestar nas redes sociais o atendimento dado ao consumidor nos demais canais de SAC. Diferente do planejamento de conteúdo com objetivo de engajar, emocionar e dialogar com o consumidor, esse tipo de serviço tem o objetivo de resolver os problemas dos consumidores.
Assim, agência e empresa precisam construir um programa de trabalho muito alinhado, para que tenha liberdade de, rapidamente, oferecer soluções sem ferir os direitos de deveres da relação assumida entre empresa e seus consumidores.
Esperamos que esse posts tenha te ajudado a identificar o momento certo de investir na profissionalização da gestão de mídias sociais da sua empresa.
Deixe suas dúvidas, e sugestões nos comentários abaixo!
Até a próxima!