Entender a importância do marketing digital nos negócios do presente deixou de ser diferencial, mas sim obrigação de todo dono que se preze. Agora é hora de criar estratégias que unam o marketing ao setor de vendas, sempre otimizando e analisando os dados em cada passo do processo, com objetivo de gerar mais vendas. Esse é o marketing digital de performance.
Performance sobre seu investimento
Gostamos de pensar que o dinheiro que você coloca mensalmente no marketing é o investimento mais precioso do seu negócio. O marketing digital de performance trata de transformar esse investimento em um atleta de alto nível: cada passo até o sucesso vai ser medido e aprimorado ao extremo. A performance de cada campanha será analisada separadamente e permanentemente. A coisa é séria! Afinal de contas, você não quer ninguém brincando com o seu dinheiro, né?
Citando uma das referências mundiais em Marketing Digital, a Qlutch:
Mas como fazer isso? Uma boa agência de marketing digital de performance constrói parcerias com seus clientes. Não adianta você receber um relatório com milhares de dados que não te dizem nada. Usando a performance, a agência criará a estratégia certa pra você alavancar suas vendas. O Facebook não está gerando contatos? Aquele termo no Google Adwords não está performando bem?
Tudo medido em tempo real. Não adianta perceber o erro depois que a campanha já teve fim.
Entenda uma campanha de alta performance
- Aumentando as visitas no site
Cada objetivo do cliente precisará de uma estratégia e cada uma delas gerará dados diferentes. Vamos a um exemplo. Seu objetivo é aumentar as visitas ao seu site.
Várias vão ser as ferramentas para trazer visitantes: você pode melhorar o SEO das páginas do site, fazer anúncios no Google Adwords, no Facebook ou no Instagram. Independente da estratégia usada, você precisará sempre ter em mente um indicador: o custo por clique. Quanto custa trazer essa pessoa ao seu site?
Em uma abordagem normal, para aumentar as visitas, você simplesmente aumentaria o investimento.
A agência de marketing digital de performance, por outro lado, trabalharia reduzindo o custo por clique. Otimizando o que já é investido para gerar ainda mais resultados.
- Gerando leads através do Facebook
O Facebook Ads é uma das ferramentas mais comuns em pequenos negócios, juntamente com o Google Adwords. Suponhamos que o seu objetivo é gerar contatos de potenciais clientes em sua página no Facebook.
Em uma estratégia normal, ao criar um anúncio na plataforma, basta selecionar o público desejado e escolher o orçamento. O anúncio rodará até o fim do tempo planejado e depois serão apresentados os resultados.
Na abordagem de performance, serão utilizados vários tipos de anúncios com o objetivo de gerar engajamento e todos serão monitorados em tempo real. Se um deles estiver performando mal, ele será cancelado e o orçamento realocado. Qual tipo de métrica é mais relevante para o objetivo? Quanto custa para atingir mil impressões? São perguntas comuns à agência de marketing digital de performance.
Devo contratar uma agência de alta performance?
Se você vem investindo em marketing digital por algum tempo e se vê insatisfeito com o resultado, abra o olho. Você está sabendo ver os resultados que te entregam?
Uma abordagem de performance sempre será mais precisa do que uma comum. Em tempos de crise, não existe espaço no orçamento para jogar dinheiro fora. Encontrar uma agência que seja sua parceira nesse momento de dificuldade será crucial. Poderá não só te dar um entendimento melhor sobre seu investimento em marketing digital, mas também aumentar suas vendas e te tirar de uma situação difícil.
Ficou com alguma dúvida? Envie um email para duvidas@grupoemidia.com que conversamos melhor ou fale com um de nossos consultores!
Até o próximo post!