Site icon Tribuna de Minas

Amigurumi: os bonequinhos de crochê

PUBLICIDADE

Você já ouviu falar na técnica artesanal amigurumi? O termo pode até não ser conhecido, mas fazer crochê é uma arte antiga que muitas avós aprenderam e passaram para suas filhas. No caso do amigurumi, a técnica é de origem japonesa e seu significado é “bichinho de pelúcia de crochê”. No entanto, outros formatos como corações, flores e frutas podem ser feitos com a técnica. Por conta disso, a técnica se tornou uma grande tendência de decoração e brinquedos lúdicos.

Amigurumi possui diversos significados. Isso acontece porque a palavra é formada por outras palavras. “Ami” significa “tricô” ou “malha”, e “nuigurumi” possui o significado de “bichos de pelúcia”. Entretanto, o amigurumi não é apenas feito com crochê ou tricô, já que para fazer diferentes partes do corpo do bichinho ou personagem é necessário usar outros materiais como algodão, botões, arames, entre outros. Portanto, não dá para levar o nome “ao pé da letra”, porque você pode usar a técnica para fazer muito mais do que apenas ursinhos de pelúcia.

PUBLICIDADE

Algumas marcas estão apostando na técnica para criar os produtos. Em Juiz de Fora, podemos destacar a AmalveAmigurumi. De acordo com Flávia Oliveira, proprietária da marca: “sou apaixonada por artes manuais, comecei a fazer amigurumis como uma forma de terapia. Essa arte, tão antiga e tão atual ao mesmo tempo, acabou me encantando. Crianças e adultos também amam o resultado. Passou a ser uma parte importante da minha vida”. Na AmalveAmigurumi há opções tanto para serem utilizadas como objetos decorativos quanto brinquedos para crianças. É um trabalho artesanal que envolve persistência e bastante criatividade.

PUBLICIDADE

A melhor parte dessa técnica é que atualmente é possível encontrar vários tutoriais disponíveis para fazer os mais belos bonequinhos. Além disso, você pode fazer amigurumis sob encomenda e vender para amigas, dando uma complementada na sua renda. Gostaram? Hora de colocar a imaginação para funcionar!

PUBLICIDADE

Ficha técnica:
Amigurumis: AmalveAmigurumi (@amalveamigurumi)

Exit mobile version