Ter uma alimentação saudável, rica e equilibrada é tarefa para todo o ano todo. Sabe-se, porém, o quão difícil é seguir o planejado com esforço e cuidado. Muitas pessoas, no entanto, potencializam essa missão no verão.
Enquanto uns desejam entrar em forma, outros buscam uma dieta mais leve para aguentar o calor.
Por ser um período quente e seco, o corpo exige alguns cuidados. Além dos alimentos que não podem faltar no seu cardápio, a hidratação também é fundamental.
Atenção às dicas
Salada, muito líquido, frutas e alimentos ricos em água são as principais recomendações. Evite alimentos gordurosos e pesados, principalmente por causa da má digestão. Se você gosta de colocar muito sal na comida, atenção. O seu excesso pode causar retenção de líquido e aumento na pressão arterial.
Alface
O alface é importante em qualquer época do ano. Porém, no verão, ele tem um fator especial: a capacidade de reduzir o líquido do corpo e fazer desinchar.
Aveia
Aveia é uma boa pedida, principalmente no seu café da manhã para começar o dia com bastante energia.
Cenoura
Em algum momento da sua vida, você já escutou que comer cenoura faz bem. No verão, ela é ainda mais importante, porque tem a propriedade de hidratar a pele e dar um bronzeado especial, em função do betacaroteno. (Não esqueça do protetor solar!).
Melancia
Diferente de algumas frutas (todas são importantes, que fique bem claro), a melancia tem algo especial quando se trata de alimentação saudável no verão. Composta predominantemente por água, ela é uma fruta refrescante para seu dia de sol – consuma bem geladinha e aproveite.
Água de coco
Está pensando em ir pra praia no fim do ano? A água de coco pode ser uma excelente aliada para seu lazer. Ela é capaz de recuperar os eletrólitos perdidos com o suor.
Frutos do mar
Mais leves que carnes e frangos, os frutos do mar também oferecem proteínas para o seu corpo e são mais leves. Por isso, também são ótimas opções para o verão, aposte.
Faça trocas saudáveis
Os alimentos gordurosos, como as frituras, por exemplo, devem ser trocadas por gorduras do bem, encontradas no abacate, no coco, ovos, castanhas, linhaça e chia. Já o refrigerante ou sucos prontos, devem ser trocados por sucos naturais.
Prefira os carboidratos complexos
Alimentos como batata doce, inhame e mandioca (ou aipim), por exemplo, fornecem energia e mais nutriente do que os pães e torradas que são fontes de carboidratos simples. Esses alimentos vão ajudar a ter mais disposição para enfrentar a rotina diária nas temperaturas mais altas.
Lembre-se: antes de iniciar uma dieta, procure um nutricionista. Busque orientação profissional.
Leia também: Alimentos que emagrecem: eles existem? Como inseri-los no dia-a-dia?