Será que realmente existem os “famosos” alimentos que emagrecem? Será que é tão fácil assim, como num passe de mágica, comer determinados alimentos, para que um paciente emagreça sem seguir um determinado protocolo, ou sem que ocorra uma reeducação alimentar?
Não é tão simples quanto parece. Todo paciente que deseja perder peso de uma forma saudável – e que pretende manter o corpo magro após os quilos eliminados – deve procurar um profissional da área da nutrição.
Mas, de fato, existem alguns alimentos que, associados a uma alimentação equilibrada e à atividade física, auxiliam no processo da perda de peso. A canela, por exemplo, é uma especiaria conhecida por sua ação termogênica. Isso significa que ela potencializa o gasto calórico do organismo ao longo da digestão, e todo o processo metabólico.
Os amantes do tradicional cafezinho podem comemorar. Ele também está na lista dos alimentos termogênicos. Mas, lembre-se: nada de açúcar! O ideal é consumi-lo com xilitol, e em doses moderadas.
Outros alimentos que elencam a nossa lista dos termogênicos: gengibre, pimenta, chá verde e chá preto.
Experimente adicioná-los em suas refeições diárias. Por exemplo: pimenta no almoço, gengibre na água, canela nas frutas, chá verde entre uma refeição e outra. Habitue-se, faça os testes, acostume-se. Pouco a pouco, é provável que os resultados apareçam. Um adendo: hidrate-se, lembre-se de beber água!
Para saber a quantidade de água que você deve ingerir por dia, clique aqui.
Vale lembrar, novamente, que essas iguarias vão, sim, auxiliar no emagrecimento, desde que consumidas com freqüência, através de uma dieta bem elaborada e de exercícios físicos regulares. Os resultados não acontecem da noite para o dia. Não espere por um milagre sem nenhum esforço e sem acompanhamento profissional.
Consulte um nutricionista, saiba qual é a melhor estratégia para você.