Em uma pesquisa rápida pela internet quase me perdi em tantos artigos, reportagens e entrevistas sobre a importância da comunicação nesse novo normal. Todos traziam dicas, reflexões e especulações, mas em nenhum eu li que há uma receita pronta. E é isso que estamos discutindo no Inova S.A. Não há porque hoje o foco está no aprendizado constante, no dia a dia, nas mudanças, no movimento!
Por isso, eu digo: tire a “Gabriela” da sua estratégia de comunicação. Você conhece? Aquela, que diz: “Eu nasci assim, eu cresci assim, sempre fiz assim, Gabriela”. Essa síndrome da “Gabriela” não é boa em nada na vida e em comunicação, principalmente, agora, ela é nociva e tóxica. O meu convite é para você ter a mentalidade do aprendiz, como nos convida, também, Carol Dweck, em seu livro, Mindset – A Nova Psicologia do Sucesso.
Ela fala da mentalidade fixa e da mentalidade de crescimento. Uma, a fixa, é de pessoas que têm medo de errar, se apegam ao talento sem a busca por aperfeiçoamento, etc. A outra, a de crescimento, é de pessoas que se arriscam por acreditar que o crescimento está no novo, usam a crítica como um guia para o melhoramento e o desafio como uma oportunidade de crescer. Qual é a sua nesse momento?
Agora estamos em uma nova Onda, do Minas Consciente, e como você tem se posicionado junto a sua equipe, clientes e o mercado? Está com medo ou certo de que haverá um campo inesgotável de aprendizagem?
Trago todas essas reflexões em congruência com minhas convidadas. Ana Paula Faustino, Coordenadora Líder do Independência Shopping e Isabela Rezende, Gerente de Atendimento da Agência Trópico, que atende ao Shopping.
Isabela compartilhou comigo que as estratégias e rumos mudam o tempo todo. No caso do Shopping, houve vários momentos. O fechamento, abertura parcial de alguns serviços e, agora, a sinalização de retorno total. “Tivemos que nos adaptar a essa nova realidade orientando e ajudando na divulgação de operações através do drive thru, delivery e ações para datas comemorativas. Para esse novo momento, a dica é: garanta que seu público-alvo saiba que seus negócios continuam operando. Manter um relacionamento com os clientes neste período é importante e há também espaço para a captação de novos. Aproveite para construir uma nova rede de contatos”
Ana Paula, em sintonia, disse que os principais desafios de comunicação foram comunicar a nova dinâmica de compras e conseguir passar para os clientes que o empreendimento estava seguro para recebê-los. Ela, também, traz para gente preciosas dicas. “Agora, neste momento do Minas Consciente, o foco da comunicação é outro, ele está na divulgação das lojas e medidas de segurança, sempre tendo como ponto principal o cliente e suas necessidades, bem como, adequação ao cenário”, concluiu.
Vou encerrar com uma frase da Isabela Rezende. Ela tem sido frequente aqui, mas vou repetir. “Não há uma fórmula específica para o sucesso da comunicação”. E eu complemento: Há vários caminhos possíveis e eficientes é só começar a trilhar.
Confira a live desta segunda-feira: