Site icon Tribuna de Minas

Frutas da época: do pomar para a cozinha

PUBLICIDADE

Pero Vaz de Caminha, quando aportou aqui nas nossas terras quando elas ainda pertenciam aos seus donos de direito, os indígenas, bem relatou a Portugal: “Nesta terra, em se plantando, tudo dá!”. Se pensarmos na variedade de frutas do Brasil, temos uma amostra representativa da riqueza natural que pode compor o paladar do brasileiro. Mas será que de fato toda esta diversidade de frutas faz parte de nossa rotina alimentar?

Nem todo mundo tem facilidade de incorporar as frutas como lanches ou refeições sozinhas, e por isso a Tribuna conversou com dois chefs da cidade, Joana Kamil e Fred Mendes, sobre a possibilidade de usá-las em preparos salgados (e Joana, de lambuja, ainda ensinou como fazer um ‘suchá’, suco + chá, para acompanhar). “Frutas normalmente conhecidas em receitas de sobremesas, saladas ou até mesmo no café da manhã e lanche, são um curinga também em pratos salgados, em sanduíches e molhos. Com aparência, textura e aroma característicos, cada fruta tem um diferencial e pode sim harmonizar delícias com os mais variados ingredientes, por exemplo carnes de todos os tipos, mas vai superbem com porco e peixe”, diz Joana, que optou por uma receita clássica, costelinha ao barbecue, mas com o molho feito de goiaba, a fruta da estação.

PUBLICIDADE

Já Fred Mendes escolheu um peixe, o robalo, em um preparo superdiferente, como um folhado, que vem ao molho de laranja e maracujá. “Foi pensando no velho e clássico salmão ao molho de maracujá, mas usando outro peixe e duas frutas no preparo do molho. A laranja ajuda a caramelizar e engrossar o molho e deixa um sabor mais refrescante. E o molho dessa receita pode ser usado para salada.” O cozinheiro também dá dicas de outras formas de utilização das frutas em preparos pouco corriqueiros. “Abacaxi, limão e laranja, cítricos, são ótimos para marinar carnes. Abacate é famoso por seu maravilhoso guacamole. Melancia cai bem como carpaccio, com azeite e flor de sal. Geleias são sempre bem-vindas, como a de figo com carne de porco e de maçã com frango”, orienta ele.

Costela suína com molho barbecue de goiaba

Por Joana Kamil

Ingredientes
. 1 costela suína com osso (aproximadamente 1kg)
. 1 cebola pequena
. 1 dente de alho
. 1 colher de sopa de azeite de oliva
. 1 colher de sopa de açúcar mascavo ou adoçante (usei o xilitol)
. 1/2 xícara de passata de tomate ou extrato de tomate
. 2 goiabas maduras
. 1 colher de café de páprica picante
. 1 colher de sopa de vinagre de maçã
. 1 colher de sopa de mostarda
. 1 colher de sobremesa de sal

PUBLICIDADE

Modo de preparo
Em uma panela coloque o açúcar/adoçante e 1/2 xícara de água, leve ao fogo até ferver, acrescente a goiaba bem picada e vá sempre mexendo até cozinhar por completo. No liquidificador, bata todos os ingredientes com essa geleia de goiaba. Tempere a costela com sal e pimenta-do-reino. Coloque a costela com a carne virada para baixo no tabuleiro com papel alumínio (sempre a parte brilhante em contato com o alimento). Cubra com o molho e leve ao forno preaquecido a 200ºC por 1 hora e meia.

Foto: Marcelo Ribeiro

Suchá de manhã com camomila

Por Joana Kamil

Ingredientes
. 2 colheres de sopa de camomila (erva seca)
. 1 copo de água fervente
. 1/2 manga bem madura (se for grande e 1 se for a pequena)
. 1 copo de água gelada

PUBLICIDADE

Modo de preparo
Com a água fervente, faça a infusão acrescentando a camomila por 10 minutos. Depois, bata o chá, a água gelada e a manga e já está pronto para beber! (Pode adicionar gelo)

Foto: Marcelo Ribeiro

 

PUBLICIDADE

Robalo folhado ao molho de laranja e maracujá

Por Fred Mendes

Ingredientes
. 300g de robalo
. Massa folhada (pedaço de 12x12cm)
. Sal/pimenta a gosto

Molho
. 300ml de suco de laranja
. Maracujá (polpa de 1 fruta)
. Cebola ralada a gosto
. 30g de açúcar
. Sal/pimenta a gosto

Modo de preparo
Tempere o robalo com sal e pimenta e envolva-o na massa folhada. Pincele com azeite e leve no forno até dourar. Para o molho, em uma panela refogue a cebola e depois acrescente a laranja, o maracujá e o açúcar. Deixe reduzir em fogo brando e antes de finalizar corrija de sal, pimenta e açúcar.

Foto: Divulgação
Exit mobile version