Site icon Tribuna de Minas

Tribuna lança blog sobre cervejas artesanais

PUBLICIDADE
Alexandre Vaz, presidente da Unicerva ZM, sommelier de cervejas e novo blogueiro da Tribuna (Foto: Marcelo Ribeiro)

Elas estão por toda parte. Claras ou escuras, encorpadas ou suaves, permeadas por incontáveis variações de aromas e sabores, as cervejas artesanais caíram no gosto do brasileiro – e , sobretudo, no do juiz-forano – e vieram para ficar. Para que os leitores fiquem por dentro do que se passa no universo cervejeiro, a Tribuna convidou quem entende dos maltes e lúpulos para falar do assunto semanalmente.

A partir deste sábado (19), o presidente da União Cervejeira da Zona da Mata (Unicerva ZM) inaugura o blog “Descobrindo cervejas com Alexandre Vaz“, apresentando marcas, estilos, sabores, técnicas, eventos e detalhes da cadeia de produção de cerveja. “A ideia é não me prender a um estilo de publicação. Posso falar do lançamento de uma nova cerveja, de um festival, tendências de mercado… Mas acho importante também falar sobre a produção em si: equipamentos, processos… As pessoas têm curiosidade, e são assuntos pouco abordados”, diz Alexandre.

PUBLICIDADE

A relação do cervejeiro com a bebida começou quando se tornou sócio de um dos bares que hoje é referência na produção artesanal da cidade, o São Bartolomeu. “Quando começamos, eu e meus sócios vendíamos outras marcas da cidade, como Mr. Tugas e Barbante. Sempre tivemos vontade de ter uma produção própria, ter nosso controle de qualidade, brincar com estilos, e vimos que havia demanda de mercado.” Assim que contrataram um mestre cervejeiro, a produção começou. “Eu também tinha uma noção de projetos de equipamentos, de logística industrial, o que também ajudou na época. Hoje, todo nosso maquinário é original, desenhado especificamente para nós”, conta ele, que fez curso de sommelier de cervejas para aprimorar os conhecimentos, bem como outros dos três sócios.

A presidência da Unicerva veio naturalmente, com o envolvimento de Alexandre nas questões corporativas dos cervejeiros e a certeza de que os concorrentes devem se ajudar. “Neste mercado, o sucesso do meu concorrente é o meu. A maioria das pessoas que começaram a tomar cerveja artesanal em Juiz de Fora não começou tomando a minha. E quem começou tomando a minha certamente vai tomar outras. Por isso, é importante o segmento se organizar para todos crescerem juntos.”

PUBLICIDADE

Dando um pequeno spoiler antes da inauguração do blog, a gente revela quais são os estilos de cerveja preferidos do Alexandre: indian pale ale (IPA), sour (ácidas, pouco amargas e muito refrescantes, geralmente com aromas e sabores frutados) e as variedades da escola belga. “Gosto muito do paladar das sour, e acho que as cervejas da escola belga são obras de arte. São bonitas esteticamente, têm uma cor que chama atenção e são muito saborosas e aromáticas. E IPA é sempre bom, né? (risos).”

Exit mobile version