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Disciplina – Em busca da enérgica doçura

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Foi uma surpresa ouvir daquele aluno tão colocado, interessado e sensível, que há anos dera muito trabalho a seus professores em relação à disciplina. Perguntei o que havia feito/acontecido para ele mudar de postura, mas não obtive resposta. Meu aluno tinha a consciência do resultado, mas não do processo. Como estudiosa das questões educacionais, aquele depoimento poderia favorecer a compreensão da relação tão tênue e vincular entre aluno e escola. Solicitei, então, que pensasse sobre a questão; meu objetivo era fazê-lo recordar para conhecer-se e adquirir maior domínio sobre a própria vida.

Semana depois vi que ele não havia esquecido porque me procurou para lançar algumas hipóteses. Um aspecto destacado foi em relação ao seu professor de ciências. Segundo seu depoimento e minha observação,” o professor Paulo sempre está atento às atitudes -positivas e negativas – dos alunos e quando atuamos bem, recebemos   elogios, do contrário, ele chama a atenção , chegando, algumas vezes, a  mandar para fora da aula.” Percebi que  as suas decisões não geravam constrangimento porque o aluno entendia/sentia a correção firme e ao mesmo tempo doce, amiga e necessária. Essa sensação surgia porque  havia um acercamento seguro, firme, coerente e discreto, feito de forma quase sempre particular, fazendo soar nos  ouvidos dos que haviam sido repreendidos , confiança em sua capacidade, exigência em relação à responsabilidade, aos limites e a sua aprendizagem. Comprovei, nessa experiência, a enérgica doçura atuando como recurso ímpar, favorecendo este par educativo.

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Disciplina é um pensamento de natureza moral e como todo valor de cunho moral, é aprendido nas relações vinculares familiares. A família é a oficina insubstituível onde se forjam essas bases que darão unidade ao ser humano. A escola é (deveria ser) a colaboradora nesse labor informativo do caráter, mas não a principal responsável.

Disciplina representa uma forma organizada de viver, um ordenamento da vida que começa na mente, no mundo interno e reflete diretamente na atitude, exteriorizando-se num comportamento ético.

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A disciplina é o primeiro hábito para chegar a qualquer conhecimento.

O cultivo da disciplina canaliza e concentra energias em favor de um objetivo ou tarefa e favorece a paciência ativa e consciente, criando a inteligência do tempo. A indisciplina, em contrapartida, é rebeldia contra o ordenamento da vida, uma falha que debilita os propósitos e dissocia as ideias, fomenta a irregularidade na ação, promovendo antagonismos. A indisciplina conspira contra a condução feliz do trabalho, porque ligada à desobediência ou à inadaptabilidade ou à negligência ou à indiferença ou à distração e faz perder tempo, energia , dificultando  o diário “ que fazer”.

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A Pedagogia Logosófica ensina em suas bases  que há duas classes de disciplina aplicáveis à educação: uma rígida e a outra elástica. A disciplina rígida é aquela que se cumpre ao pé da letra, sem admitir circunstâncias capazes de fazer variar as causas que deram origema esta ou aquela norma. Já a disciplina elástica é aplicada com suavidade e firmeza a seu modo de ser, até acostumar a vida a um ritmo regular e duradouro à reflexão, à mudança de comportamento por meio do entendimento do fato, comtempla a correção a modo de razoamento, criando fios invisíveis que servem de ponte afetiva.

Neste exercício de verdadeiira docência, fala-se de sensibilidade para sensibilidade e não de instinto para instinto, e constrói-se um par educativo que supera a síndrome do encantamento e do acobertamento, substitui a agressão pela comunicação e colabora para a desalienação da relação pedagógica. No caso de necessitar sanções, essas vêm acompanhadas de limites claros, de correções carentes de ameaças, agressões e desrespeito.

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Piaget já ensinava a trabalhar com sanções por reciprocidade, onde a criança é convidada a valorizar o vínculo social e desejar sua restauração. Neste caso, a censura não precisa ser enfatizada por meio de punição dolorosa, e sim, exercida plenamente, desde que as medidas tomadas por meio da reciprocidade façam com que o transgressor perceba o significado de suas mãos.

A disciplina precisa ser elástica e conduzida com enérgica doçura.

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