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Dá para evitar a inadimplência nas vendas a prazo? Saiba como!

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Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que o percentual de famílias brasileiras com contas ou dívidas em atraso alcançou o patamar de 24,6% em agosto de 2017. O estudo também evidencia que o prazo médio de endividamento dessas famílias foi de 67,4 dias.

A venda a prazo é uma prática de mercado e, no âmbito das micro e pequenas empresas, essa situação requer atenção por parte dos empresários. A ausência de critério e controle na concessão de crédito pode representar riscos para a manutenção da liquidez da empresa.

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Você, empresário, já parou para avaliar a qualidade das vendas de sua empresa?

Saiba que planejamento, critério e monitoramento devem ser princípios norteadores das vendas a prazo. A adoção de boas práticas contribui para que elas sejam realizadas com segurança.

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Boas práticas de concessão e cobrança

As boas práticas de venda a prazo recomendam o monitoramento e a utilização de indicadores, que após agrupados e interpretados, são a base para a tomada de decisão.

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Caso seus indicadores mostrem que as vendas representam um risco para o negócio, devido à inadimplência, pode ser estratégico lançar uma campanha de recuperação de crédito.

Recuperação de crédito
É o conjunto de ações que, por um lado, ajuda o inadimplente a quitar sua dívida e regularizar sua situação e, por outro, apoia a empresa na melhoria de seu saldo de caixa. Pode ser realizado pela própria empresa ou por terceiros.

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Que tal se preparar para o Natal, aproveitando o último trimestre do ano, para lançar uma campanha de recuperação de crédito?

Aí vão algumas dicas:

Se a venda a prazo é inevitável, a adoção de boas práticas contribui para minimizar o risco desta modalidade, amplamente praticada no mercado. Lembre-se da regra de ouro: defina as normas, comunique-as aos clientes, treine a equipe, monitore os resultados e tome as decisões necessárias!

 

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