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Desafios das MPE na busca por resultados eficazes

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A busca por resultados nas micro e pequenas empresas nos reporta a diversos questionamentos sobre o comportamento ideal e as estratégias mais efetivas para que as conquistas alcançadas garantam crescimento e competitividade.

No mundo atual, além da qualidade – que não é mais um mero diferencial, mas condição para a sobrevivência e a perpetuação dos negócios –, outros fatores são igualmente preponderantes, entre os quais se evidencia o estabelecimento de um relacionamento saudável com o público-alvo. O cliente quer ser tratado de forma personalizada e ter suas necessidades identificadas e atendidas rapidamente.

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Mas, antes de buscar o público externo, nosso olhar e investimento devem ser direcionados aos cenários internos. Observar a estrutura dos cargos, ou seja, como os papéis são definidos, é essencial.

As pequenas empresas se eximem dessa tarefa alegando que tais definições são improváveis. “Todos devem fazer tudo” – é o que costumamos ouvir. Porém, é importante que cada colaborador assuma suas responsabilidades pelos resultados pretendidos, no exercício de sua função.

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Trocando em miúdos, o investimento inicial deve se dirigir à formação e ao desenvolvimento de uma liderança voltada para a obtenção de resultados, mas mesclado à gestão da equipe, com ênfase no processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências.

Uma empresa bem estruturada e uma equipe preparada são essenciais para compreender as demandas do mercado, que, muitas vezes, não são efetivamente identificadas. Nesse caso, torna-se difícil não só atrair e reter, mas encantar e fidelizar clientes.

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É um equívoco imaginar que nas pequenas empresas a formalização de processos não é possível de ser praticada. O que vale é justamente o contrário: investir no planejamento e definir o passo a passo de cada área possibilita uma visão sistêmica e a definição de estratégias mais assertivas, a partir de avaliações sistemáticas e contínuas.

Agir por tentativa e erro reforça as incertezas, o retrabalho e o desperdício, que comprometem as entregas aos clientes e geram insatisfação e prejuízos.

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Outro fator importante é a relação mantida pela empresa com outros atores, como fornecedores, por exemplo. Muito além de se responsabilizar pela simples cotação de preços, toda a equipe deve estar preparada para atuar em favor da redução de custos.

Ao olhar para fora, percebemos com facilidade que outros negócios enfrentam os mesmos desafios. Por isso, também é importante firmar parcerias, já que elas contribuem para a exposição da marca e o aumento das vendas.

A relação “ganha-ganha” é benéfica, desde que planejada e acordada. O mercado é dinâmico e muitas oportunidades se apresentam. É possível, sim, investir na inovação para manter consumidores.

Aproveite as seguintes dicas para obter melhores resultados nos negócios:

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