Site icon Tribuna de Minas

Nove dicas para ajudar a reduzir custos na empresa

PUBLICIDADE

Reduzir custos é um grande desafio para as empresas. Em tempos de crise econômica, muitos empreendimentos veem seu faturamento encolher e o lucro diminuir. Diante dessa situação, o empresário pensa logo em demitir, mas com um pouco de observação e estratégia é possível equilibrar as contas de outras maneiras e, ao mesmo tempo, melhorar a eficiência dos processos operacionais.

Para crescer e sobreviver, a empresa precisa gerar lucro, que é o resultado das vendas menos despesas/custos. Não adianta as vendas crescerem se os custos acompanharem o crescimento. E o que já era necessário virou obrigação – as empresas estão em busca de soluções para utilizar os recursos de maneira mais eficiente. Nesse momento, a ordem é economizar!

PUBLICIDADE

Para reduzir custos, uma empresa deve conhecer profundamente seus métodos de gestão. Seguem abaixo algumas dicas para ajudá-lo a reavaliar seus processos, de modo a identificar custos relevantes que podem ser reduzidos sem, contudo, comprometer a eficiência do negócio.

Convido você a olhar sua empresa e fazer alguns questionamentos:

PUBLICIDADE

As medidas precisam ser bem analisadas, pois decisões impensadas tendem a não ser efetivas para o negócio. Mas, afinal, o que são custos? Qual a diferença entre despesas e custos?

Despesas são gastos relativos ao bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas. Podem ser administrativas, de vendas ou comerciais e financeiras. Já os Custos são gastos relativos ao bem ou serviço utilizado na produção de bens e serviços. Ligam-se diretamente aos processos de desenvolvimento dos produtos ou serviços e podem ser fixos ou variáveis.

PUBLICIDADE

Antes de iniciar a aplicação do método de custeio, é preciso analisar e mapear seus processos, para detectar atrasos, gargalos e desperdícios e, com isso, estancar a perda financeira.

Abaixo, seguem algumas sugestões para reavaliar seus processos, evitando gastos desnecessários e melhorando, assim, os resultados de sua empresa:

PUBLICIDADE

Os empresários não costumam prestar atenção ao desperdício relacionado a esses “pequenos” itens. Além do desembolso, essas despesas geram impactos ambientais.

 

Já parou para verificar cada produto ou serviço que existe na sua empresa?  Baixa rotatividade de estoque faz a empresa perder dinheiro, pois traz gastos com armazenamento e possíveis perdas com o vencimento dos produtos. Procure planejar suas compras de acordo com o giro de suas vendas. A implantação de um sistema de controle de estoques pode ajudar na redução deste custo.

 

Analise como está a prática de negociação com seus fornecedores, reavalie contratos, renegocie. Você poderá conseguir melhores valores! Faça um levantamento do que é gasto com tarifas bancárias, pesquise as taxas em outras instituições financeiras e renegocie, sempre procurando reduzir essa despesa.

 

Crie e estimule metas mensais, semestrais ou anuais palpáveis e que possam ser alcançáveis! Realize análises e pesquisas sobre o seu negócio, comparando com outras empresas do mesmo segmento.

 

É preciso controlar aquilo que é essencial para a empresa. O custo do controle não pode ser maior que a realização da atividade. Por isso, é preciso implantar processos que possam ser medidos e que tragam resultados.

 

Demitir ou contratar funcionários gera custos para as empresas. Veja se é essencial contatar novos funcionários ou se é melhor terceirizar. Em caso de demissão, levante todos os custos envolvidos e verifique se será realmente vantajoso. Considere o tempo que ficará sem o funcionário e o período de adaptação do novo contratado.

 

Ao negociar a compra de uma mercadoria, leve em consideração não somente o preço do produto, mas também do seu frete, que poderá encarecer a mercadoria adquirida.

 

A pausa para o cafezinho e para a água pode estar causando custos desnecessários em sua empresa. Os copos plásticos descartáveis são muitos utilizados e uma solução criativa e ambientalmente correta é incentivar seus funcionários a utilizarem canecas individuais e personalizadas. Apesar do custo inicial, será um bom investimento.

 

Sua empresa está enquadrada no regime de tributação adequado, que melhor se adequa ao seu segmento? Procure seu contador ou o Sebrae e faça uma simulação nos regimes de tributação Lucro Presumido, Lucro Real ou Simples Nacional e apure a opção que resultaria em uma menor carga tributária.

Para que a empresa possa reduzir seus custos, é necessário o engajamento de toda a equipe. É preciso informar a todos da empresa e integrá-los a esse plano, para que os objetivos sejam compartilhados, facilitando seu alcance.

Lembre-se de que seus funcionários devem ser seus maiores aliados. O desenvolvimento de uma cultura de redução de gastos, somada à manutenção da qualidade dos produtos e serviços, pode ser a chave para o sucesso do seu negócio.

Exit mobile version