Dando continuidade ao artigo da semana passada sobre as 10 características do comportamento empreendedor, hoje vamos conhecer os cinco últimos aspectos que tornam uma pessoa empreendedora e de que forma ela pode utilizar estes atributos em favor dos negócios:
- Planejamento e monitoramento sistemáticos
Quando falamos em planejamento, podemos dizer que se trata do processo de analisar uma organização sob seus aspectos internos (fraquezas e fortalezas) e externos (oportunidades e ameaças), definindo-se os rumos por meio de um direcionamento estratégico, a fim de atingir um objetivo vislumbrado.
Para a execução das ações estratégicas, o empreendedor pode dividir as tarefas maiores em subtarefas com prazos definidos, utilizando ferramentas da Administração para um bom planejamento.
Para garantir a execução do planejamento, é imprescindível o monitoramento sistemático do plano, que deverá ser regularmente revisado, sempre levando em conta os resultados obtidos e as possíveis mudanças ou ajustes necessários para redirecioná-lo estrategicamente, com o objetivo de garantir os resultados esperados.
- Estabelecimento de metas
Antes de se estabelecer as metas, é necessário que o empreendedor desenvolva uma visão de longo prazo e tenha um conhecimento profundo de sua capacidade produtiva e das necessidades de sua empresa. Este conhecimento é fundamental para evitar o estabelecimento de metas que se encontram além ou muito aquém do que realmente o empreendedor poderá alcançar – o que pode causar desmotivação, tanto para si quanto para seus colaboradores.
Com isso em mente, o empreendedor poderá definir com clareza e objetividade suas metas desafiadoras de curto e longo prazos, de forma mensurável. Quando falamos de metas desafiadoras, elas devem ter um significado pessoal para o empreendedor.
- Busca de informações
O mercado exige que o empreendedor tenha muito conhecimento sobre as necessidades dos seus clientes e os anseios de seus fornecedores ou concorrentes. Por isso, ele precisa buscar informações sobre: clientes e fornecedores, processo de produção e a forma que o seu concorrente trabalha, o que ele está oferecendo e melhores opções de crédito junto às instituições financeiras. Além disso, deve também participar de capacitações, independentemente de conhecer o assunto e, principalmente, buscar conhecimento em instituições de referência, a fim de se atualizar.
- Independência e autoconfiança
Essa característica é observada em empreendedores que buscam se desprender de situações ou pessoas pessimistas, que não conseguem visualizar aquilo que o empreendedor realmente quer, seja na implantação de um projeto, na abertura de um empreendimento ou na expansão de um negócio. Isso só é possível quando o empreendedor sonhou algo, vislumbrou uma oportunidade, calculou os riscos, fez um planejamento a partir de metas previamente estabelecidas, buscou informações e se sentiu motivado a iniciar suas atividades, colocando em prática todo o seu plano.
A partir daí e por meio de constantes capacitações técnicas e comportamentais, o empreendedor tomará decisões de forma mais segura e autônoma, seja para completar uma tarefa difícil ou se portar diante de um desafio significante.
- Persuasão e rede de contatos
Refere-se ao poder de persuasão do empreendedor para influenciar pessoas estratégicas que possam auxiliá-lo no desenvolvimento de um projeto ou tarefa, viabilizando meios de atingir os seus objetivos.
É importante diferenciar persuasão de manipulação, que acontece quando uma pessoa utiliza do seu intelecto, nível hierárquico ou influência política, entre outros, para fazer com que outra pessoa faça aquilo que ela quer, independentemente se a situação é favorável ou não para o outro.
O importante no uso do poder de persuasão é manter relações comerciais com base no “ganha-ganha”, criando vínculo com o outro e aumentando sua rede de contatos. Por isso, é de grande importância que o empreendedor saiba como criar e manter novos contatos.
Assim, tendo em mente o conhecimento dos principais comportamentos empreendedores, você poderá identificar em si mesmo quais requisitos são mais predominantes e, dessa forma, potencializá-los. Já aqueles comportamentos que são mais fracos, você deve fortalecê-los.
E aí, como você se avalia perante as características empreendedoras?