Site icon Tribuna de Minas

Três áreas do Gerenciamento de Projetos: a tríplice restrição

PUBLICIDADE

Dando sequência ao artigo “Gestão eficiente de projetos em pequenas empresas”, publicado nesta coluna em março, abordaremos aqui três áreas do Gerenciamento de Projetos que são consideradas o coração de qualquer projeto. Elas são comumente conhecidas como “Tríplice Restrição”. O PMBOK, guia de Gerenciamento de Projetos, considera a restrição tripla um importante fator a ser levado em conta.

Qualquer mudança em uma das áreas de um projeto poderá impactar as outras duas. Assim, é necessário que o gestor tenha consciência da consequência dessa alteração para agir antes que o resultado final seja comprometido. E quais são estas áreas?

PUBLICIDADE

1 – Gerenciamento do Escopo em Projetos

O Escopo do Projeto consiste na descrição de todos os processos relativos à sua execução, ou seja, no detalhamento do que deve ser feito – e somente o que deve ser feito–, e como fazê-lo para se alcançar o resultado desejado. A mudança de escopo sempre é um risco que resulta em aumento de custo e de tempo. “O gerenciamento do escopo do projeto está relacionado principalmente com a definição e controle do que está e do que não está incluso no projeto” (PMBOK, 2013).

PUBLICIDADE

Dicas e lições:

 

PUBLICIDADE

2 – Gerenciamento do Tempo em Projetos

Refere-se aos procedimentos e às documentações necessárias para garantir que o projeto termine dentro do prazo previsto. Utiliza técnicas e conhecimento específico para que o projeto seja realizado dentro do prazo previsto. O tempo é um fator crítico em qualquer projeto e tem influência direta sobre custos e qualidade. Dessa forma, deve-se dar total atenção a essa área.

PUBLICIDADE

Normalmente, o Gerenciamento do Tempo em Projetos tem destacada influência para o êxito e, portanto, demanda cuidados constantes de gestão, desde o planejamento até a entrega final. Requer, também, disciplina e controle eficiente para permitir corrigir em tempo hábil possíveis problemas.

Dicas e lições

 

3 – Gerenciamento de Custos em Projetos

Administra todos os processos relacionados ao orçamento, desde o planejamento dos recursos financeiros aos pagamentos e fluxo de caixa, para assegurar a realização do projeto dentro do orçamento inicialmente previsto.

Dicas e lições

 

Referências:
Oliveira, José Júnior Lima Alves. Gestão de Projetos – Elaboração e Gerenciamento. 2ª Edição. Ed. Aprenda Fácil. 2017.
PMI, Project Management Institute – Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) 5ª Edição, Ed. Saraiva, 2014.

Exit mobile version