Em 2017, o número de Microempreendedores Individuais (MEI) no Brasil chegou a superar a marca dos 7 milhões, mas após o cancelamento de alguns CNPJ que estavam inativos, este número teve uma redução, conforme dados recentes divulgados pelo Sebrae. No total, já são mais de 6,5 milhões de MEI no Brasil, mais de 760 mil em Minas Gerais e cerca de 95 mil na região da Zona da Mata e Vertentes.
Em Juiz de Fora são cerca de 23 mil MEI, concentrados em algumas atividades econômicas: cabeleireiro/manicure/pedicure (2.615); comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (1.435); obras de alvenaria (1.075); atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza (858); fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar (726); e lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares (640).
De acordo com as informações do Perfil do Microempreendedor Individual de 2015, publicado pelo Sebrae, antes de se registrarem, parte considerável dos MEI era empreendedor informal. Após a formalização, 66% perceberam aumento considerável em suas vendas.
O estudo mostra, ainda, que a maioria não tem empregados e que mais de 80% registrados na Receita Federal declararam estar em atividade. Outros números interessantes mostrados pelo estudo são:
- 53% dos MEI trabalham em sua própria residência.
- 28% utilizam estabelecimento comercial.
- 12% trabalham na rua.
- 7% exercem a atividade na casa ou na empresa do cliente.
- 1% trabalha em shoppings ou feiras populares.
Os números revelam a importância do MEI na geração de renda no Brasil. Mas, pelo perfil, temos que observar que este novo empreendedor precisa se organizar para atingir os resultados almejados, uma vez que a grande maioria trabalha sozinha. Como grande parte não tem experiência anterior em empreender, tudo fica mais difícil. Contudo, a motivação de ter seu próprio negócio ajuda esses empresários a superarem muitos obstáculos.
A concorrência e o mercado consumidor exigem, cada dia mais, um maior nível de profissionalismo das empresas. O importante é saber onde encontrar ajuda para desenvolver suas habilidades, possibilitando, assim, a sua permanência e seu crescimento no mercado.
Pensando nesse grupo de empresários, o Sebrae vai promover, de 14 a 19 de maio, a Semana do MEI. O evento é gratuito e ocorrerá em todo o país. Será uma excelente oportunidade para o esclarecimento de dúvidas sobre o cumprimento das obrigações legais do MEI, além de ser um momento de capacitação para o desenvolvimento dos negócios e a ampliação de mercado.
Em Juiz de Fora, a programação contará com ações para todos os segmentos econômicos. A Semana do MEI terá o apoio de diversas instituições parceiras. Confira a programação e participe!