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Quatro passos para elaborar o planejamento estratégico da sua empresa

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“Se eu tivesse oito horas para cortar uma árvore, passaria seis afiando o machado.” Essa frase foi dita por Abraham Lincoln, ex-presidente dos Estados Unidos. Com ela, Lincoln recorre a uma analogia para enfatizar o quanto considera importante o planejamento antes de se executar uma tarefa.

De fato, um bom planejamento é essencial para que a empresa atinja seus objetivos de maneira mais disciplinada e, em consonância com suas estratégias, consiga lidar melhor com os imprevistos. Quando falamos em negócio, um bom planejamento irá ajudar.

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Uma pesquisa realizada pelo Sebrae aponta que a principal causa de fechamento de empresas é a falta de planejamento. Planejar permite que se conheça melhor o mercado, o que auxilia a lidar com imprevistos que surgem pelo caminho e aumenta as chances de sucesso.

Ao contrário do que muitos empresários pensam, planejamento estratégico não é coisa para grande empresa e nem é um bicho de sete cabeças. Seus benefícios são muitos, mas as etapas para realizá-lo são poucas. De forma simplificada, pode-se dizer que o planejamento buscar responder algumas questões sobre a empresa, tais como: onde estamos hoje? Para onde queremos ir? Como chegaremos lá?

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Para responder essas perguntas, existem diversas ferramentas. Apresentaremos aqui quatro passos que auxiliarão a elaborar o plano de sua empresa:

1-Faça um diagnóstico do cenário atual

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Para elaborar um bom planejamento, é importante entender a situação atual da empresa, que responderá a pergunta: onde estamos hoje? Para isso, é necessária a análise do ambiente interno, no qual serão identificados os pontos fortes e fracos, as deficiências e qualidades da empresa e do ambiente externo, com a qual será possível identificar as ameaças e oportunidades que poderão impactar a empresa no futuro. 

2- Trace seus objetivos

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Com o diagnóstico realizado, você agora possui um histórico e poderá projetar o seu futuro. É a hora de responder: para onde queremos ir? Estabeleça os objetivos que pretende alcançar e suas prioridades. Uma dica valiosa é definir metas quantificáveis. Pode ser um aumento de 10% no ticket médio, a abertura de uma filial ou a redução do endividamento. Estes objetivos devem estar de acordo com a missão, a visão e os valores da empresa. Se sua empresa ainda não possui estes norteadores, é hora de criá-los! 

3- Defina as estratégias

As estratégias estão intimamente ligadas aos objetivos e respondem ao seguinte questionamento: como chegaremos lá? O que será preciso fazer para alcançar os objetivos propostos? A partir daí, é possível definir ações, recursos, tarefas e prazos necessários para alcançar seus objetivos. Nesse momento, deverá ser elaborado um plano de ação, que permite separar em etapas as atividades necessárias para atingir determinado objetivo. Com o plano de ação também será mais fácil monitorar o andamento do projeto e definir os responsáveis por executar cada tarefa.

 4- Acompanhe e faça ajustes

Uma falha cometida em planejamento é a falta de acompanhamento. Acompanhe a implementação e a execução das ações e avalie a necessidade de ajustar e rever a estratégia. O mercado passa por constantes oscilações e as empresas devem se adequar para acompanhá-lo. O planejamento é um processo contínuo de criação e pode – e deve, se for o caso – ser alterado. O importante é acompanhar e monitorar o plano que foi desenhado e ter claro aonde você quer chegar.

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