O grande desafio da Arquitetura é refletir o mundo que vivemos, hoje, cada vez mais influenciados por nossas relações sociais, nossas experiências emocionais e pelo caminho sem volta da sustentabilidade. Pensamos menos nos modismos efêmeros e buscamos conceitos de compartilhamento, unificação dos espaços e de expressão pessoal, mas, não abrimos mão das novidades e de tecnologias que são cada vez mais empregadas em produtos e soluções na construção civil.
Além disso, na Arquitetura contemporânea o viver passa a ser sustentável. O consumidor muito mais consciente e a decoração mais pautada na qualidade, durabilidade e sobretudo na informação. O design se aproxima do artesanal, dos materiais naturais. Saem os excessos, mas permanecem a leveza do essencial e o conforto.
E março é o mês da chegada das inovações que irão refletir no mundo da Arquitetura. Entre os dias 13 e 16 de março aconteceu, em São Paulo, a edição de 2018 da Expo Revestir. A feira, que é considerada o maior evento de soluções em acabamentos da América Latina, reuniu grandes marcas do setor e recebeu diversos lançamentos.
As novidades são inúmeras, mas seguem alguns destaques de produtos que chamaram a nossa atenção, seja pelo design, pela inovação ou mesmo a inspiração.
Rusticidade sofisticada:
Tijolinho aparente, efeitos sensoriais, ranhuras rústicas com o objetivo de agregar personalidade aos ambientes continuam em alta nos principais lançamentos.
Sustentabilidade:
Uso de refugos da fábrica, materiais recicláveis, torneiras com efeito antirespingos ou que libera água ozonizada, além de revestimentos com tecnologia agregada que diminui a espessura das peças e que imprimem estampas e cores, figuram entre as soluções para evitar o desperdício e menos geração de entulhos.
Cores
Verde folha, azul escuro, off White, vanilla e o millennial pink, além de duas opções de cubas bicolores com efeito emborrachado destacam os novos acabamentos para cubas e louças dos banheiros.
Já para a marcenaria, a novidade fica por conta do MDF Innovus Coloured, da Arauco, que chama atenção não só pela paleta de tons como o mostarda, o azul e o vermelho terroso, mas, principalmente, por ser colorido da base até a superfície viabilizando um uso mais amplo seja na fabricação de móveis color block ou com acabamento 3D, já que as emendas não são reveladas.
Cobogós:
A modernidade veste o contemporâneo com roupagem em louças, cimentícios e madeira. Ora em linhas retas e geométricas, ora orgânicas. As peças vazadas se consolidam como elementos que une efeito visual, praticidade e conforto. otimizando a ventilação e delimitando os espaços.
Pensa que acabou? É só o começo. Ainda vem muita novidade por aí. Não perca nossas atualizações no Instagram e Facebook. E assine nossa lista para ficar por dentro de todas as novidades da Arquitetura disponível em nosso site. Clique aqui para assinar.