Site icon Tribuna de Minas

FLORESÇA-SE

PUBLICIDADE

Florescer / v. 1. cobrir(-se) de flores, dar ou fazer brotar flores, enflorar. 2. tornar-se próspero, desenvolver-se. 3. distinguir-se ou conferir distinção a; brilhar ou fazer brilhar.

Com a chegada da primavera, o verbo florescer é conjugado no tempo presente. Um excelente momento para deixar se encantar pelos conteúdos de moda e descobrir novas formas na arte de vestir. Setembro é um mês muito importante da moda, mês de renovação, de semanas de moda e lançamentos de coleção, além das edições mais badaladas das revistas especializadas. E apesar de todo o impacto da pandemia no mercado da moda, o calendário fashion não sofreu grandes alterações: as novas coleções já estão nas vitrines totalmente no clima primavera/verão e as passarelas trazem as tendências das próximas temporadas com propostas de cores, texturas, estampas, silhuetas, tecidos e estilos.

PUBLICIDADE

Mas é claro que o momento que estamos vivendo influencia as coleções, moda é espelho da sociedade, reflexo do espírito do tempo. Dessa forma, a listinha de tendências, que está cada vez mais difusa e variada, começa pelo minimalismo, roupas fluidas com linhas simples e tecidos elegantes. É a hora e a vez do conforto com sofisticação, roupas mais suaves, com modelagem mais soltinha, para se adequarem às mudanças de comportamento geradas pelo isolamento social. Como bem definiu Leonardo da Vinci: “A simplicidade é o último grau de sofisticação”.

A WGSN, autoridade global em tendências de consumo e design, líder mundial em previsão de tendências de moda, destaca que a junção de quatro sentimentos constituirá a nova percepção do consumidor: medo, resiliência, resistência e otimismo. E nada melhor que as cores para dar o tom dos novos tempos. Juntamente com a ColoroCor, o portal de tendências elencou as principais cores que serão tendência do próximo semestre. A cartela de cores reflete essa polarização de necessidades, que também deverá ser retratada nas silhuetas e materiais da temporada de primavera/verão 2021 para criações minimalistas e sofisticadas.

PUBLICIDADE

As cores da primavera/verão

Flor de orquídea: uma versão um pouco mais escura do magenta, a cor vibrante é versátil e uma ótima maneira de criar uma sensação de positividade. A flor de orquídea oferece diversas possibilidades, que vão da linha praia aos vestidos de festa (quando elas voltarem), e deve aparecer com frequência em looks monocromáticos, além de dar o tom das estampas.

Azeite: reflexo da demanda por simplicidade, a tonalidade mais esmaecida de verde deve ser protagonista das produções de primavera/verão. O tom de azeite será destaque nas lingeries, nos looks de trabalho e também nos calçados e acessórios. O tom promete dominar o street style, a moda de rua.
Manteiga: o amarelo-manteiga, variação clara e suave do pigmento reluzente, se popularizará nos looks confortáveis, surgindo também na alfaiataria e em lingeries.

PUBLICIDADE

Sorvete de manga: a variação vívida e levemente alaranjada do amarelo será o ponto de energia nas coleções de primavera/verão 2021. O tom alegre e estimulante já aparece em roupas de banho e peças esportivas, mas deve alcançar, ainda, as padronagens e formas exuberantes típicas da primavera.
Azul atlântico: reconfortante, o tom mais querido, que remete a elementos como o oceano e o céu, o azul representa a reconexão com a natureza após o isolamento social.

Cores fortes, alegria e otimismo

Além das cores propostas pela WGSN e Coloro, as cores mais fortes e vívidas como roxo, fúcsia, amarelo, verde, vermelho e laranjas mais intensos representarão a alegria e o otimismo. E na vibe da leveza que se torna imperativa, os looks brancos, que remetem à limpeza e pureza, e o lavanda, que traz leveza e serenidade, e dá aquele toque contemporâneo em qualquer produção, juntamente com variações de lilás e rosa.

PUBLICIDADE

A vida é da cor que a gente pinta, e pra você, que, assim como eu, adora uma listinha, fica de olho nas principais tendências para entrar no clima primaveril: as texturas naturalistas como o tricô, o crochê e tramas em ráfia, juta ou palha podem aparecer com bastante frequência em calçados, bolsas e acessórios em geral; mangas bufantes – romantismo com atitude; seda, laise, algodão e renda; estampa floral – print oficial da primavera.

E pra você florescer, que tal olhar com mais atenção para as suas roupas e procurar as suas tendências? Muitas vezes as melhores compras estão dentro do seu armário! Afinal, tudo é uma questão de estilo.

Exit mobile version