Eleição para a Presidência da Câmara acontece nesta quinta
Expectativa é de que o pleito tenha chapa única, encabeçada pelo vereador Zé Márcio Garotinho, favorito para ser o novo presidente da Casa
A Câmara Municipal de Juiz de Fora realiza nesta quinta-feira (1º) a eleição da nova Mesa Diretora que irá comandar a Casa legislativa no biênio 2023-2024, fechando o ciclo da atual legislatura. A expectativa é de que, assim como aconteceu no dia 1º de janeiro, na eleição do vereador Juraci Scheffer (PT) como presidente do Poder Legislativo, a disputa ocorra em chapa única, que deve ser formalizada momentos antes do pleito. Até aqui, todos os indicativos apontam que o vereador Zé Márcio (Garotinho, PV) irá encabeçar a coligação e deve ser eleito como novo presidente da Câmara.
Os demais quatro nomes que integrarão a provável chapa única na disputa pela Mesa Diretora também devem ser conhecidos momentos antes do pleito. Recentemente, interlocutores ouvidos pela reportagem sinalizaram que, além de Garotinho, entre os cinco listados devem aparecer nomes de parlamentares em primeiro mandato e uma das quatro vereadoras que integram a atual legislatura. Caso a informação se confirme, isto seria uma contraposição à atual configuração do comando da Casa, que tem cinco vereadores veteranos, todos homens.
Vale lembrar que o próprio Zé Márcio Garotinho integra a atual composição da Mesa Diretora, exercendo a função de 2º secretário. Além dele e do presidente Juraci Scheffer, participam do atual comando da Casa os vereadores Antônio Aguiar (União), 1º vice-presidente; Nilton Militão (PSD), 2º vice-presidente; e Cido Reis (PSB), 1º secretário. A eleição acontecerá durante a sessão ordinária desta quinta. Regimentalmente, a reunião acontece às 17h30. A sessão deve ser aberta normalmente e, logo em seguida, ser suspensa para que seja realizada a escolha do futuro presidente da Casa, além dos demais quatro nomes que comporão a nova Mesa Diretora.
As regras da eleição são definidas pelo regimento interno da Câmara, que, inclusive, determina que o pleito seja realizado “na primeira quinzena de dezembro do segundo ano de mandato na Legislatura”. Segundo o texto, “os eleitos assumirão automaticamente a direção dos trabalhos, a partir de 1º de janeiro”. O pleito deve ser feito por votação nominal.
Entrevista exclusiva
No próximo domingo, a Tribuna traz uma entrevista exclusiva com o atual presidente da Câmara, o vereador Juraci Scheffer, que faz um balanço de sua gestão à frente do Palácio Barbosa Lima no biênio 2021-2022. O petista já descartou a possibilidade de seguir integrando a Mesa Diretora no biênio 2023-2024 e, assim, não deve figurar entre os cincos nomes que serão apresentados no pleito desta quinta-feira.