Dá pra confiar no teste de gravidez da farmácia?


Por Marcelo Condé

12/11/2021 às 14h05- Atualizada 12/11/2021 às 14h06

Se você já precisou fazer um teste de gravidez, com certeza já teve essa dúvida: dá para confiar em um teste de gravidez de farmácia?

De modo geral, você pode confiar nos testes de gravidez vendidos em farmácia, principalmente quando dão positivo.

PUBLICIDADE

Esse teste detecta na urina a presença de um hormônio (beta-HCG) que só é produzido durante a gestação – em doses bem baixas inicialmente e aumentando conforme a gestação avança. Se o teste deu positivo, é muito provável que esteja certo e que você esteja mesmo grávida. Não há necessidade de fazer mais de um teste, nesse caso.

Mas quando o resultado é negativo, pode ser que o teste seja de baixa qualidade ou que você esteja numa fase muito inicial da gravidez, quando ainda não é possível detectar esse hormônio. Nesse cenário, se a suspeita de gravidez é grande (por exemplo, se existe atraso menstrual e você está com sintomas), é necessário que o teste definitivo seja feito (o teste de gravidez de sangue, ou beta-HCG).

Existem várias marcas disponíveis na farmácia, que inclusive mostra aproximadamente o tempo de gestação em semanas. Mas não deixe de procurar o seu médico especialista.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.