Suspensas, próximas etapas do Ranking de JF ainda terão remarcações discutidas

Provas da Unimed, Inter Construtora e Bahamas já são afetadas; maratonas pelo país também mudam datas


Por Bruno Kaehler

20/03/2020 às 07h00- Atualizada 20/03/2020 às 11h13

Prova da Unimed, prevista para acontecer no fim de semana passada, foi a primeira a ser adiada (Foto: Guilherme Ovidio/TM Happy Hour)

Oficialmente proibidas com o decreto da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), publicado na quarta-feira (18), as corridas de rua do 34º Ranking de Juiz de Fora ainda terão reposições avaliadas pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) e organizadores dos eventos, a depender do controle no país da pandemia do coronavírus. A PJF declarou situação de emergência em saúde pública, proibindo quaisquer eventos e atividades com a presença de público que envolvam aglomeração de pessoas. Vedou, ainda, o funcionamento, por exemplo, de academias de ginástica.

É certo que além da 5ª Corrida da Unimed, segunda etapa do calendário municipal e inicialmente marcada para 15 de março, mas suspensa por conta da Covid-19, a 1ª Corrida Inter Construtora e 2ª Corrida do Bahamas, provas seguintes, programadas previamente para os dias 5 e 26 de abril, respectivamente, já possuem realizações comprometidas, com o período de inscrições afetado. A VidAtiva Consultoria Esportiva, organizadora destes três eventos, confirmou à Tribuna que mantem contato com a PJF para que cada situação das provas suspensas seja estudada.

PUBLICIDADE

A SEL reforçou à reportagem que segue o decreto da Prefeitura, que pede o distanciamento social e o isolamento domiciliar, com os eventos desportivos suspensos.

Reembolso da Unimed

Caso não queiram mais participar, os atletas inscritos na 5ª edição da etapa da Unimed têm até esta segunda-feira (23) para garantirem o reembolso, apesar de a nova data da prova ainda não ter sido confirmada. Se a inscrição tiver sido feita on-line, o corredor deve acessar a página do evento no site www.corridao.com.br. Já aqueles que pagaram a taxa em pontos físicos devem comparecer, com o comprovante de inscrição e um documento com foto, na Fibratech (Rua Santo Antônio 1340, Centro) até esta sexta-feira (20), entre 9h e 12h ou 13h e 18h, ou na segunda (23), no mesmo horário. O reembolso já é possibilitado desde o dia 16.

Aos atletas que já tiverem garantido participação na prova da Inter Construtora, o procedimento a ser adotado também será divulgado em breve.

Ranking G10 também tem prova adiada

Pela região da Zona da Mata, a situação de prevenção e preocupação não é diferente. Pelo Ranking G10, a organização informou que a Corrida Rústica de Guarani, marcada para o próximo domingo (22) foi adiada. A nova data não foi definida. Os inscritos podem entrar em contato com Júnior Guelber, organizador, pelo número (32) 99941-6280, ou diretamente com a Prefeitura do Município, pelo (32) 3275-1622 ou pelo e-mail esportes@guarani.mg.gov.br. As provas seguintes do calendário regional seriam em Cataguases, no dia 19 de abril, e Dona Euzebia, no dia 3 de maio, e também estão adiadas e sem novas datas definidas.

Provas pelo Brasil

Entre as mais populares entre juiz-foranos e atletas da região, a Maratona do Rio, agendada para 11 a 14 de junho, segue confirmada até o momento. “Contudo, os dados das próximas semanas serão decisivos para a manutenção da data ou um possível adiamento”, reforça a organização do evento, em comunicado oficial.

A 37ª Maratona Internacional de Porto Alegre Unimed não será mais realizada no dia 31 de maio, como previsto a princípio. “A organização do evento toma esta decisão com a intenção de prevenir seus participantes, colaboradores e prestadores de serviço, tendo em vista que a maioria dos participantes é oriunda de outras cidades. Esta definição é de extrema relevância para o bem-estar de todos”, cita o grupo responsável pelo evento, que foi transferido para 8 de novembro, agora com largada às 6h e hidratação reforçada. Já a Maratona Internacional de Florianópolis, marcada para 14 de junho, também não sofreu alteração por enquanto.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.