Projeto esportivo para pessoas com deficiência tem vagas abertas

JF Paralímpico, promovido pela Prefeitura desde 2013, fomenta a prática de sete modalidades adaptadas


Por Bruno Kaehler

19/02/2020 às 18h15

Natação é uma das modalidades praticadas no JF Paralímpico (Foto: Divulgação)

Atletismo, musculação, golbol, bocha, natação, futebol e polybat (tênis de mesa adaptado). Cerca de 130 paratletas praticam ao menos uma destas modalidades oferecidas pelo JF Paralímpico, programa socioesportivo de responsabilidade da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). A iniciativa tem vagas abertas para pessoas com deficiência (PCD) iniciarem a trajetória no esporte com treinamento, diversão e integração social em diferentes núcleos.

As inscrições, gratuitas, podem ser efetuadas nas sedes de cada modalidade, em contato com os professores. A única exceção é a natação, em que as participações devem ser solicitadas diretamente na SEL (Av. Rui Barbosa, 530, Santa Terezinha). Para conferir a lista completa com os locais e horários, basta clicar no anexo.

PUBLICIDADE

Podem integrar o programa qualquer pessoa que possua algum tipo de deficiência, seja auditiva, física, intelectual ou visual. Não é preciso conhecer a área de interesse, porque são oferecidas atividades tanto de iniciação esportiva quanto de treinamento de equipes por rendimento.

Um dos exemplos mais conhecidos é o time de atletismo. Na abertura do 34º Ranking de Corridas da cidade, por exemplo, a 4ª Côrtes Villela, o JF Paralímpico liderou as pontuações na prova entre as PCD, resultado que acompanha o projeto também nas temporadas anteriores.

O programa é desenvolvido em parceria com a Associação dos Cegos de Juiz de Fora (ACJF), além de contar com o apoio do Sport Club Juiz de Fora e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que cedem seus espaços para realização dos treinamentos. No Sport são realizadas aulas de natação, atletismo e musculação. A UFJF também recebe a equipe de atletismo e a Escola Estadual Maria das Dores de Souza promove o futebol e o polybat. No Ginásio da SEL são praticados o golbol, a bocha e o futebol.

Outras informações podem ser obtidas pela assessoria de comunicação da SEL, pelo número (32) 3690-7881.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.