JF deverá receber etapa do Circuito Mineiro de xadrez

Federação Mineira lança calendário para 2019 após muita conversa com atletas, árbitros e organizadores para incrementar a prática do esporte


Por Fabiane Almeida, estagiária sob supervisão de Carla da Hora

20/11/2018 às 20h37

Com o objetivo de aumentar o número de atletas disputando torneios, a Federação Mineira de Xadrez (FMX) já lançou o calendário para o próximo ano. Durante o ano de 2018 a Diretoria da FMX conversou com atletas, árbitros e organizadores de torneios para mapear dificuldades e acertos e um calendário prévio apareceu como uma demanda dos enxadristas. Agora, os atletas poderão se programar com antecedência para participar dos torneios de interesse, conferindo os detalhes no site da Federação.

Para o enxadrista juiz-forano Pedro Lage, a antecedência dessas informações é importante para o planejamento. “Acaba tendo muitos torneios. Os jogadores se programam para participar de alguns dos principais torneios estaduais, mas se está muito em cima da hora, tem mais desistências. Com antecedência, o atleta consegue se programar e fica melhor para todo mundo”, comenta.

PUBLICIDADE

A FMX estima que existam cerca de 60 mil enxadristas em Minas Gerais, considerando categorias escolares e adultos. Disputando competições oficiais são aproximadamente dez mil atletas. “Eu diria que a gente está crescendo bastante”, comenta Ricardo Salim, Diretor Administrativo da FMX. “Tem uma geração que está vindo que é muito boa e isso vai render bons frutos. Temos um número relativamente expressivo de atletas considerando as 27 federações. Algumas têm mais incentivo como São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, mas estamos nos aproximando deles. Tivemos jogos escolares recentemente em Natal (RN) e das quatro categorias, Minas colocou um atleta entre os cinco primeiros em todas elas”, avalia. Apostando nessa juventude como o impulsionador do xadrez mineiro, a direção da FMX também tem se preocupado em realizar torneios para as categorias de base.

Programe-se

O principal torneio da FMX, o Campeonato Mineiro Absoluto e Feminino Clássico, será disputado entre 31 de maio e 2 de junho. Em 2018 o torneio irá acontecer em Barbacena, entre os dias 30 de novembro de 2 de dezembro. Ano que vem, Juiz de Fora irá receber uma das etapas do Circuito Mineiro no Ritmo Rápido, que também acontece em Barbacena, São João Del Rei, São Sebastião do Paraíso e Belo Horizonte. Cada etapa classifica os dez primeiros colocados para a final em 14 de dezembro, também na capital mineira.

JF e região

A Liga Regional de Xadrez também já lançou seu calendário (https://bit.ly/2DQ1PMa) e irá trazer torneios importantes para a Zona da Mata e Vertentes. “As cidades da Liga como um todo estão sendo pioneiras e conseguindo trazer eventos importantes, além de podermos organizar algo que há muito tempo não tem tido em Juiz de Fora, como torneios valendo raiting da Federação Nacional”, conta Pedro Lage, diretor técnico da Liga. “Quando os torneios são fora de Juiz de Fora fica mais caro de participar, sobretudo de xadrez clássico, que dura cerca de cinco ou seis horas por partida em vários dias de competição. Conseguimos patrocinadores e já temos premiações preparadas para os próximos torneios, já está tudo bem adiantado para os jogadores terem confiança para participar.”

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: xadrez

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.